EM DEFESA DE UMA ESCOLA REPUBLICANA E DO CONHECIMENTO COMO UM BEM COMUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.46

Palavras-chave:

Neoliberalismo educacional, Escola republicana, Conhecimento, Bem comum

Resumo

O artigo tem como objetivo defender a escola republicana e o conhecimento como um bem comum como forma de assegurar uma educação realmente democrática e inclusiva. Sob enfoque teórico, está alicerçado, sobretudo, nos estudos de Masschelein e Simons (2018) no que tangencia ao conceito de escola republicana e em de Dardot e Laval (2017) no que diz respeito à ideia de conhecimento como um bem comum. Quanto à caracterização da pesquisa, define-se como um uma investigação teórico-bibliográfica, de corte analítico. Em termos estruturais, o texto divide-se em três seções: i) aborda o conceito de escola republicana; ii) o conceito de conhecimento como um bem comum; iii) a escola como um espaço de constituição dos “comuns” do conhecimento. Por fim, nas considerações finais, aponta-se como a ideia de escola republicana e de conhecimento como um bem comum podem ser alternativas à consolidação de uma sociedade mais justa e, verdadeiramente, democrática.

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Biografia do Autor

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais (UPF). Especialista em Estratégias de Aprendizagem (FABE) e Graduado em Letras (UPF). Membro do Grupo de Pesquisa Docência Universitária, Políticas Educacionais e Expansão da Educação Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil.  E-mail: evandroconsalter@gmail.com

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

CONSALTÉR, Evandro.
EM DEFESA DE UMA ESCOLA REPUBLICANA E DO CONHECIMENTO COMO UM BEM COMUM
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 193–214, 30 Set 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22429. Acesso em: 27 dez 2024.

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