PESQUISA E FORMAÇÃO
o GLEPDIAL e o desenvolvimento profissional docente na Educação básica
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.6Mots-clés :
Desenvolvimento Profissional Docente, Grupo de Pesquisa, Formação de ProfessoresRésumé
A relação entre universidade e escola como uma troca profícua na formação de professores pode ser vivenciada em grupos de pesquisas para favorecer o desenvolvimento profissional docente. Este artigo discute o papel de um grupo de pesquisa no desenvolvimento profissional de/as professores/as da Educação Básica. Constitui-se como uma pesquisa exploratória de base qualitativa (SAMPIERRE; COLLADO; LUCIO, 2013) sobre a experiência formativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita como Processo Dialógico (GLEPDIAL), da Universidade Federal do Maranhão. Os dados foram coletados via questionário aberto junto a três professoras participantes do grupo e a análise textual se fez com base em autores como García (1999), Contreras (2012), André (2010), Facci (2004) e Oliveira-Formosinho (2009), entre outros. Os resultados apontam que a participação em grupos de pesquisa fomenta o retorno à Universidade, ressignificando projetos pessoais e profissionais, possibilitando trocas e saberes, apropriação de conhecimentos adquiridos e movimentando-os para a reflexão de sua prática.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.