O método dialético em pesquisas educacionais: contribuições para investigações histórico-culturais
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.2Mots-clés :
Método dialético, pesquisa educacional, teoria histórico-culturalRésumé
O presente ensaio objetiva tecer contribuições teórico-práticas sobre o uso do método dialético em pesquisas educacionais. Sua relevância se justifica pela escassez de produções com orientações didáticas relacionadas à aplicação do método dialético em pesquisas na área da Educação. Quando direcionadas ao referido método, centram-se em seus aspectos epistemológicos, o que é fundamental, todavia, são pouco explicativas no sentido de orientar os pesquisadores que intencionam utilizá-lo em suas pesquisas quanto aos procedimentos metodológicos a serem adotados, principalmente no que se refere ao processo de análise de dados. Especificamente, as contribuições aqui suscitadas estão relacionadas a pesquisas que se baseiem em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O texto está organizado, primeiramente, de forma a contextualizar as bases teóricas que sustentam o que se compreende por dialética, com contribuições de autores clássicos e de pesquisadores brasileiros sobre a temática. Na sequência, com fins didáticos, relaciona conceitos-chave da pesquisa qualitativa (lógica formal) e da pesquisa de base dialética (lógica dialética), adotando como exemplos uma pesquisa de doutorado e duas pesquisas de mestrado que fizeram uso do supracitado método em investigações baseadas na Teoria Histórico-Cultural. Nas considerações finais, é enfatizado o teor didático-explicativo do presente ensaio e que o mesmo apresenta contributos que não cessam em si mesmos, mas que abrem espaço para promover mais discussões didático-metodológicas acerca do uso do método dialético em pesquisas educacionais.Téléchargements
Références
ASBAHR, Flávia S. F. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. 2011. 220f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
ASBAHR, Flávia. S. F. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Educação, n. 29, maio-jun., 2005.
CASTRO, Rafael F. A expressão escrita de acadêmicas de um curso de pedagogia a distância: uma intervenção histórico-cultural. 2014. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Pelotas, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERNARDES, Maria Eliza M. O Método de Investigação na Psicologia Histórico-Cultural
e a Pesquisa sobre o Psiquismo Humano. Psicologia Política, v. 10, n. 20, p. 297-313, jul.- dez., 2010.
DAVYDOV, Vasili. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Havana: Editorial, 1988.
ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. Edição especial. São Paulo: Edipro, 2017.
FEUERBACH, Ludwig. Para a crítica da filosofia de Hegel. Edição Bilíngue a partir do original alemão de 1839. Trad.: Adriana Veríssimo Serrão. São Paulo, SP: LiberArs, 2012.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora – Autores Associados, 1987.
KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Ed. Braziliense, 1981.
KOPNIN, Pável. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
KOSIK, Karel. Dialético do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
LALANDE, André. Vocabulaire technique et critique de la philosophie. Paris: PUF, 1960.
LEFÈBVRE, Henri. O marxismo. São Paulo: Difel, 1974.
LEFÈBVRE, Henri. Lógica formal, lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
MARTINS, Lígia M.; LAVOURA, Tiago N. Materialismo histórico-dialético: contributos
para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 223-239, set.-out., 2018.
LÊNIN, Vladimir I. U. Cadernos Filosóficos. São Paulo: Boitempo. 2018.
MARX, Karl. Obras escolhidas. 3 volumes. São Paulo: Alfa-Ômega, 1977.
MARX. Karl. O Capital [Livro 1]: crítica da economia política. O processo de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo. 2011.
MAYOS, Solsona G. A periodização hegeliana da história: o vértice do conflito interno do pensamento hegeliano. Trad.: Marcelo Maciel Ramos. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, v. 104, p. 13-52, jan.-jun., 2012.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PINTO, Álvaro V. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
POLITZER, Georges.; BESSE, Guy.; CAVEING, Maurice. Princípios fundamentais da filosofia. São Paulo: Hemus, 1970.
SELAU, Bento; CASTRO, Rafael F. de. Cultural-historical approach: educational research in different contexts. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
SILVA, Epifânia B. Processos formativos e atuação docente por professores de 5º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Velho/RO: uma investigação histórico-cultural. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
TEIXEIRA, Kétila B. S. Vivências de pessoas com autismo que concluíram o Ensino Superior no município de Porto Velho/RO: uma análise histórico-cultural. 2021. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIGOTSKI, Lev S. 7 aulas de Vigotski sobre os fundamentos da Pedologia. Zoia Prestes, Elizabeth Tunes. Trad. Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas Tomo III (Historia del Desarrollo de las
Funciones Psíquicas Superiores) (1931). Madri: Visor, 1995.
VYGOTSKY, Lev S. Teoria e método em psicologia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ZANELLA, Andréa V. et al. Questões de método em textos de Vygotski: contribuições à pesquisa em Psicologia. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 2, p. 25-33, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.