Finalização da carreira docente: características e desafios

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.72

Mots-clés :

desenvolvimento profissional docente, carreira docente, finalização da carreira, professor

Résumé

O estudo objetivou identificar as características e os desafios de professores em período de finalização da carreira. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, descritiva-exploratória, realizada com 67 professores da Educação Básica atuantes na Rede Municipal de Educação do município de Itapetinga-Bahia. A produção dos dados ocorreu por meio de um questionário aplicado aos professores. A análise e tratamento dos referidos dados foi alicerçada nos autores que embasaram a pesquisa e orientada pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os dados produzidos foram agrupados em três categorias: 1) perfil; 2) emoções/sentimentos; 3) desafios dos professores. No transcorrer da investigação, encontramos um grupo de professores estressados e cansados, o que gerou um intenso adoecimento docente. Os resultados apontaram a necessidade de fomentar ações/políticas específicas para o docente em fim de carreira que proporcione qualidade de vida e melhores condições de trabalho, valorizando o potencial, a experiência e a relevância desses sujeitos no processo pedagógico. 

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Risia Silva Chaves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista Universitária da UESB. Integrante do grupo de Estudos de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB). Pesquisadora colaboradora do Programa de Mentoria da UESB.
E-mail: risiachaves@uesb.edu.brB.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do grupo de Estudos de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB).
E-mail: lucia.trindade@uesb.edu.br

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Publié-e

2024-12-19

Comment citer

CHAVES, Risia Silva; FERREIRA, Lúcia Gracia.
Finalização da carreira docente: características e desafios
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 19 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24366. Acesso em: 27 déc. 2024.

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