Finalização da carreira docente: características e desafios
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.72Parole chiave:
desenvolvimento profissional docente, carreira docente, finalização da carreira, professorAbstract
O estudo objetivou identificar as características e os desafios de professores em período de finalização da carreira. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, descritiva-exploratória, realizada com 67 professores da Educação Básica atuantes na Rede Municipal de Educação do município de Itapetinga-Bahia. A produção dos dados ocorreu por meio de um questionário aplicado aos professores. A análise e tratamento dos referidos dados foi alicerçada nos autores que embasaram a pesquisa e orientada pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os dados produzidos foram agrupados em três categorias: 1) perfil; 2) emoções/sentimentos; 3) desafios dos professores. No transcorrer da investigação, encontramos um grupo de professores estressados e cansados, o que gerou um intenso adoecimento docente. Os resultados apontaram a necessidade de fomentar ações/políticas específicas para o docente em fim de carreira que proporcione qualidade de vida e melhores condições de trabalho, valorizando o potencial, a experiência e a relevância desses sujeitos no processo pedagógico.
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