CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica

Auteurs-es

  • Vilma Bragas Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p138-148

Mots-clés :

Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem.

Résumé

A avaliação constitui-se parcela primordial do processo ensino aprendizagem sendo o principal instrumento diagnóstico para o conhecimento da realidade cognitiva, intelectual e formativa de um grupo. Desenhar um retrato diagnóstico da avaliação de aprendizagem através das experiências descritas em artigos, comunicações, relatos e documentos relacionados é o objetivo desse trabalho de revisão. Pelo levantamento realizado percebe-se que pouco ou nenhum avanço foi concretizado nos últimos anos relacionados à mudança de postura frente aos processos de avaliação adotados nas mais variadas realidades educacionais. Além disso, pretende-se estimular os envolvidos nos processos avaliativos pela promoção de uma conscientização de que os métodos descritos na literatura e as recomendações realizadas em documentos oficiais são passiveis de sucesso e que os mesmos não são utópicos, mas reais.

Palavras-chave: Avaliação de Aprendizagem. Diagnóstico. Ensino-Aprendizagem.

 

CONCEPTS AND PERSPECTIVES OF LEARNING ASSESSMENT: a review analytical

Abstract: Evaluation is it crucial part of the learning process is the main diagnostic tool for understanding the cognitive reality and intellectual formation of a group. Draw a picture diagnostic of the evaluation of learning from the experiences described in articles, communications, reports and related documents is the aim of this revision work. In the survey perceive that little or no progress has been achieved in recent years related to the change of attitude in relation to the evaluation processes adopted in various educational realities. In addition, it is intended to encourage those involved in the evaluation processes by promoting an awareness of the methods described in the literature and the recommendations made in official documents are capable of success and that they are not utopian but reals.

Keywords: Learning assessment. Diagnosis. Teaching and learning.

 

CONCEPTOS Y PERSPECTIVAS DE LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE: una revisión analítica

Resumen: La evaluación es parte crucial del proceso de aprendizaje en lo cual es la principal herramienta de diagnóstico para la comprensión de la realidad cognitiva y la formación intelectual de un grupo. Hacer un dibujo de la evaluación diagnóstica de aprendizaje de las experiencias descritas en los artículos, comunicaciones, informes y documentos relacionados es el objetivo de este trabajo de revisión. La encuesta perciben que se ha logrado poco o ningún progreso en los últimos años relacionados con el cambio de actitud en relación con los procesos de evaluación adoptados en diversas realidades educativas. Además, se pretende animar a los que participan en los procesos de evaluación mediante la promoción de una conciencia de los métodos descritos en la literatura y las recomendaciones formuladas en los documentos oficiales son capaces de tener éxito y que no son una utopía, pero real.

Palabras clave: La Evaluación del Aprendizaje. Diagnóstico. La Enseñanza-Aprendizaje.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Vilma Bragas Oliveira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Licenciatura em química pela Universidade Salgado de Oliveira. G raduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é professor assistente i da Universidade Federal do Maranhão. Realiza pesquisas em Ensino de Química e Química de Produtos Naturais.

Téléchargements

Publié-e

2016-09-01

Comment citer

OLIVEIRA, Vilma Bragas.
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: uma revisão analítica
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 2, p. 138–148, 1 sept. 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5350. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo de Revisão