CARACTERIZAÇÃO DAS ATITUDES DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p169-186Mots-clés :
Atitudes, Discentes, Ensino Médio, Educação Física Escolar,Résumé
O objetivo do presente estudo, cujo perfil é de natureza exploratória e descritiva, consiste em caracterizar as atitudes de discentes do ensino médio do município de Parintins, Amazonas, face ao cotidiano das suas aulas de Educação Física escolar. Para isso, parte-se da concepção teórica de que atitudes são disposições para comportamentos construídas em franca interação com o meio ambiente externo. Para a coleta de informações empíricas, empregaram-se dois instrumentos: um questionário sociodemográfico, para levantar informações sobre sexo, idade e instituição de ensino do respondente; e a “Escala Adams”, para medição de atitudes discentes em relação ao professor de Educação Física. Os dados obtidos foram tabulados segundo os procedimentos de estatística descritiva simples (média aritmética e desvio padrão) e por variável controlada (sexo, grupos de idades e escola). Para a análise por sexo, recorreu-se ao teste “t” e, para as análises por idades e escola, empregou-se a Análise de Variância (ANOVA) com entrada simples (p < 0.05). Os resultados mostram a inexistência de diferenças estatisticamente significativas tanto para a variável sexo quanto para escola e grupos de idades em relação às atitudes de discentes nas aulas de Educação Física.
Abstract
The aim of the present study, whose profile is exploratory and descriptive, is to characterize the attitudes of high school students from the city of Parintins, Amazon, considering their daily school physical education classes. For this it starts from the theoretical concept that attitudes are disposition for behaviors built in interaction with the external environment. To collect empirical data, two instruments were employed: a socio-demographic questionnaire, to gather information on sex, age and educational institution of the respondent, and the "Adams Scale" to measure students' attitudes regarding the physical education teacher. The data were tabulated according to the procedures of simple descriptive statistics (arithmetic mean and standard deviation) and also controlled variable (sex, age groups and school). For the analysis by gender, the "t" test was used, and for age and school, we used the analysis of variance (ANOVA) with single input (p <0.05) one. The results show the absence of statistically significant differences for both sex and school and age groups in relation to students' attitudes in physical education classes.
Keywords: Attitudes. Students. Middle School. School Physical Education.
Resumen
El objetivo del presente estudio, cuyo perfil es de naturaleza exploratoria y descriptiva, consiste en caracterizar las actitudes de los discentes de la enseñanza media del municipio de Parintins, Amazonas, frente al cotidiano de sus clases de educación física escolar. Para ello, se parte de la concepción teórica de que actitudes son disposiciones para comportamientos construidos en franca interacción con el medio ambiente externo. Para la recolección de informaciones empíricas, se emplearon dos instrumentos: un cuestionario socio demográfico, para levantar informaciones sobre sexo, edad e institución de enseñanza del encuestado, y la "Escala Adams" para medición de actitudes discentes en relación al profesor de educación física. Los datos obtenidos fueron tabulados según los procedimientos de estadística descriptiva simple (media aritmética y desviación estándar) y también por variable controlada (sexo, grupos de edades y escuela). Para el análisis por sexo, se recurrió a la prueba "t", mientras que, para los análisis por edades y escuela, se empleó el análisis de varianza (ANOVA) con entrada simple (p <0.05). Los resultados muestran la inexistencia de diferencias estadísticamente significativas tanto para el sexo como por la escuela y grupos de edad en relación a las actitudes de los estudiantes en las clases de educación física.
Palabras clave: Actitudes. Discentes. Enseñanza Media. Educación Física Escolar.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.