A PARCERIA MONITOR-PROFESSOR NAS AULAS DE LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO
o outro constitutivo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.69Parole chiave:
Formação docente, entrevistas narrativas, letramento em programação, ScratchAbstract
O presente artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado, traz a análise de alguns excertos, a partir da realização de entrevistas narrativas que foram realizadas com professores da rede municipal de ensino de uma cidade da região metropolitana de Campinas, participantes de um Curso de Formação intitulado "Letramento em Programação” ofertado pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Diante do exposto, temos como objetivo analisar, a partir das narrativas dos docentes, como a parceria estabelecida entre professores e monitores de informática pode contribuir para o letramento de professores em programação e de que forma estes vão se apropriando da linguagem computacional a partir das diferentes relações dialógicas estabelecidas entre eles. Nossos resultados apontam que os professores foram se apropriando dos conceitos a partir da sua relação com o(s) outro(s), no intenso movimento dialético e dialógico que ocorria na relação com o monitor de informática e demais agentes envolvidos no processo educacional.
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