FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE NO CONTEXTO DAS CONTRARREFORMAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.44Parole chiave:
Pedagogo(a) docente, Pedagogia histórico-crítica, escola elementar, resistência ativaAbstract
O objetivo é analisar a formação e o trabalho do(a) pedagogo (a) docente no contexto das contrareformas neoliberais a partir das teses da pedagogia histórico-crítica com vistas a extrair contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que na sua intencionalidade primem pela sólida formação teórico-prática e política dos pedagogos(as). Problematiza a formação de professores na educação superior no contexto da mundialização do capital e a redefinição das finalidades da universidade brasileira, Como também analisa as DCNP de 2006 e o neotecnicismo no contexto do recuo da teoria. O estudo tem como base teórico-metodológica os fundamentos ontognosiológicos da teoria do ser social de Marx e seu o método dialético, recorre-se a Marx (1978;1983), e aos marxianos Kosik (1995), Paulo Netto (2009) e Frigotto (2006; 2107) e, ainda, a pedagogia como ciência da e para a práxis educativa Saviani (2004; 2005; 2008ª; 2008b; 2010). E a didática como teoria do ensino como prática social e totalidade concreta Faria (2011;2012; 2018). As análises indicam que ao pensamento pedagógico e didático contra-hegemônico, próprio da pedagogia histórico-crítica, cabe a tarefa de explicar a prática educativa e o ensino como fenômeno complexo e uma totalidade concreta. Aponta a necessidade de que o eixo da organização curricular do curso de pedagogia tome por base a história da escola elementar, como também, configure uma formação baseada nos clássicos. Possibilitando aos pedagogos(as) docentes o desenvolvimento de uma aguda consciência das finalidades da educação escolar e da prática pedagógica, assim como propõe a resistência ativa: coletiva e propositiva em defesa da educação e da escola pública.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 03/07/2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 11, 16 Mai. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 03/07/2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 8-12, 2 Jul. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em: 03/07/2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP O2/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 44-49, 15 Abril 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 03/07/2022.
FETZNER, A. R.; MACHADO, T. M. R. . Documentos curriculares: clausuras, aberturas e conceitos como desafios para a formação de professores. In: Maria Zuleide da Costa Pereira; Angela Cristina Alves Albino;Veridiana Xavier Dantas (Org.). Política de Currículo e Formação: desafios contemporâneos. 1 Ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, v. 01, p. 91-101.
FRANCO, Maria Amélia S.; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007.
FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas/SP, n. 9, p. 379-404, 2012.
GOMES, Marineide de Oliveira; PIMENTA, Selma Garrido et al. Unidade Teoria e Prática e Estágios supervisionados na formação de professores polivalente: indícios de inovação em Cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo. In: PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto Andrade et al. Cursos de Pedagogia no Brasil: inovações na formação de professores polivalentes. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2019, p.61-111.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Prefácio. In: OLINDA, Evangelista; SEKI, Allan Kenji (Orgs). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. 1. Ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos Profissionais da Educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido et al. (orgs.) Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo, 2002.
MACHADO, T. M. R.; FARIA, L. R. A. A organização curricular no contexto das políticas de mercadorização da educação: COC- um produto curricular encomendado, comprado e consumido no Acre. Anais do VIII Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental: Artes, Silêncios e Silenciamentos? VII Colóquio Internacional?As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia?. Rio Branco: Nepan Editora, 2014. v. 01. p. 751-759.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos: filosóficos e outros textos escolhidos. Seleção: José Arthur Giannotti. Trad. José Carlos Bruni et al. 2. ed. São Paulo: Abril, 1978.
MORAES, M. C. M. (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido et al. Cursos de Pedagogia no Brasil: inovações na formação de professores polivalentes. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2019.
SAVIANI, Dermeval. Perspectiva marxiana do problema: subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004a. p. 21-52.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, 2007.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008a.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2021.
SAVIANI, Dermeval. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas: Autores Associados, 2010.
SILVA JUNIOR, Celestino Alves da. Prefácio. In: PIMENTA, Selma Garrido et al. Cursos de Pedagogia no Brasil: inovações na formação de professores polivalentes. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2019, p. 61-111.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.