Concepções docentes sobre o processo avaliativo de alunos do Atendimento Educacional Especializado
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.7Parole chiave:
educação especial, educação inclusiva, concepção , avaliação, ensino remotoAbstract
As concepções docentes podem influenciar diretamente a atuação no processo de avaliação dos alunos, principalmente àqueles público-alvo da Educação Especial. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar as concepções de professoras do Atendimento Educacional Especializado e do ensino comum no processo avaliativo de alunos público-alvo da Educação Especial no modelo de ensino remoto. Foi realizado um Estudo de Caso em uma escola pública municipal com duas professoras. Os dados foram coletados por meio de observações nos grupos de WhatsApp, mensagens, ligações telefônicas e entrevistas. Todos os contatos geraram registros no diário de bordo. Já as mensagens escritas, os áudios trocados pelo WhatsApp e as entrevistas foram transcritas de forma fidedigna. Para a realização da análise dos dados, utilizou-se a técnica de triangulação e a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as concepções das professoras acerca dos alunos público-alvo da Educação Especial são restritas e limitadas por um viés médico e as concepções acerca da avaliação são baseadas por uma avaliação classificatória, pautada na mensuração da aprendizagem. Ressalta-se que se faz necessário fomentar a reflexão acerca das concepções dos professores para promover efetivamente a educação inclusiva.
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