Pandemia e trauma entre docentes de escolas públicas: uma discussão à luz da psicanálise de Sándor Ferenczi

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25924

Parole chiave:

trauma, pandemia, educação básica, trabalho docente

Abstract

Para o psicanalista Sandór Ferenczi, o trauma resulta não de um evento violento em si, mas do não reconhecimento de uma situação sofrida, em que um “forte” desmente um vulnerável. Este conceito pode ser relacionado aos negacionismos e violências que ocorreram durante a pandemia e seus desdobramentos no contexto escolar. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como as professoras da escola pública têm lidado com a dimensão traumática ocasionada pela pandemia da Covid-19. Foi realizada pesquisa qualitativa, em que foram entrevistadas 10 professoras que atuavam no ensino fundamental em escolas públicas do Oeste de Santa Catarina. Os resultados indicam o não reconhecimento da vulnerabilidade, tampouco de todo o esforço das docentes para que o modelo de escolarização imposto ocorresse, e da exaustão que isso gerou. O efeito produzido foi de submetimento, em que as docentes perderam a capacidade de agir,
pensar, resistir, portanto, de se defender diante do outro, o que caracteriza a dimensão traumática dessa experiência no sentido Ferencziano. Observou-se que um dos destinos para o trauma pandêmico foi o sofrimento e o adoecimento das professoras. Diante disso, as expressões testemunhadas foram compreendidas como sintomas sociais, e não sintomas individuais, o que exige ações políticas para o seu enfrentamento. Conclui-se que a pandemia acentuou desigualdades educacionais e vulnerabilizou ainda mais as professoras, exigindo em contrapartida políticas institucionais de reconhecimento e ações coletivas pautadas em uma posição ética de cuidado. 

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Biografie autore

Márcia Luíza Pit Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Psicologia pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Psicologia da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó.

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Marília Etienne Arreguy, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social UERJ (2008) e Doutora em Pesquisa em Psicopatologia e Psicanálise pela École Doctorale de Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie
Professora da Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Pubblicato

2025-09-18

Come citare

FELIPI, Elizangela; DAL MAGRO, Márcia Luíza Pit; ALMEIDA, Diego Orgel Dal Bosco; ARREGUY, Marília Etienne.
Pandemia e trauma entre docentes de escolas públicas: uma discussão à luz da psicanálise de Sándor Ferenczi
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 18 set. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25924. Acesso em: 12 ott. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê 2: Políticas e práticas pedagógicas em contexto pandêmico e pós-pandêmico