PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE MULHERES CAMPONESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p275-293

Palavras-chave:

Mulheres camponesas, Cultura escrita, Movimentos sociais, Comunidades Eclesiais de Base,

Resumo

Este artigo analisa os modos de participação de mulheres camponesas, que atuam como lideranças comunitárias em Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no interior do estado da Bahia, nas culturas do escrito. Para a produção dos dados, foi realizada investigação de natureza qualitativa junto a um grupo de seis mulheres de baixa escolarização, tendo a observação-participante e as entrevistas semiestruturadas – fundamentadas nos pressupostos da história oral – como principais instrumentos. Foram, ainda, levantados, analisados e categorizados, por esfera de circulação, os acervos pessoais de cada uma delas, que continham entre 229 e 654 exemplares de materiais escritos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se baseou em estudos sobre oralidade, cultura escrita e letramento. O estudo mostrou que os movimentos sociais, particularmente as Comunidades Eclesiais de Base, atuam como principal lócus de produção e difusão de materiais impressos na vida dessas mulheres e que os significados atribuídos por elas ao mundo letrado se relacionam diretamente a modos de ler e de escrever coletivos, possibilitados pela participação nesses movimentos, oportunizando aos sujeitos vivências que ultrapassam o escolar e o individual.

Palavras-chave: Mulheres camponesas. Cultura escrita. Movimentos sociais. Comunidades Eclesiais de Base.

DAILY PRACTICES OF READING AND WRITING OF CAMPONIAN WOMEN

Abstract

This article analyzes the modes of participation of peasant women in the cultures of writing, focusing on those who act as community leaders in Ecclesial Base Communities (CEBs) in the interior of the state of Bahia.For the production of the data, qualitative research was carried out, together with a group of six women with low schooling, with participant observation and semi-structured interviews - based on the assumptions of oral history - as main instruments. The personal collections of each one of them, which contained between 229 and 654 copies of written materials, were also collected, analyzed and categorized by circulation. From the theoretical point of view, the research was based on studies on orality, written culture and literacy.The study showed that social movements, particularly the Ecclesial Base Communities, act as the main locus of production and diffusion of printed materials in the lives of these women and that the meanings attributed by them to the literate world are directly related to ways of reading and writing collective, made possible by participation in these movements, giving the subjects experiences that surpass the school and the individual.

Keywords:  Peasant women. Written culture.  Social movements. Comunidades Eclesiais de Base.

PRÁCTICAS COTIDIANAS DE LECTURA Y DE ESCRITURA DE MUJERES CAMPESINAS

Resumen

Este artículo analiza los modos de participación de mujeres campesinas que actúan como líderes comunitarias en Comunidades Eclesiales de Base (CEBs) en interior de estado de Bahía,. Para la producción de los datos, fue realizada una investigación de naturaleza cualitativa, junto a un grupo de seis mujeres de baja escolarización, teniendo la observación-participante y entrevistas semiestructuradas - fundamentadas en los presupuestos de la historia oral - como principales instrumentos. Aun, fueron levantados, analizados y clasificados, por esfera de circulación, los acervos personales de cada una de ellas, que contenían entre 229 y 654 ejemplares de materiales escritos. Desde el punto de vista teórico, la investigación se basó en estudios sobre oralidad, cultura escrita y letramento. El estudio mostró que los movimientos sociales, particularmente las Comunidades Eclesiales de Base, actúan como principal locus de producción y de difusión de materiales impresos en la vida de esas mujeres y que los significados atribuidos por ellas al mundo letrado se relacionan directamente a modos de leer y de escribir colectivos, posibilitados por la participación en esos movimientos, oportunizando a los sujetos vivencias que sobrepasan el escolar y el individual.

Palabras clave: Mujeres campesinas. Cultura escrita. Movimientos sociales. Comunidades Eclesiales de Base.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Alves Oliveira Reis, UNEB- Guanambi-BA

Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição em que também realizou o Mestrado (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996) e onde atua como professora e pesquisadora na graduação e em cursos de especialização lato sensu. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sudoeste da Bahia. Atualmente é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq); coordenadora do Doutorado Interinstitucional - Dinter UNEB/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens, adultos e idosos, mulheres, práticas educativas, alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

Carmem Lucia Eiterer, FaE- UFMG, Belo Horizonte

Doutora em Educação pela FE-USP (Área Didática sub área Linguagem e Educação - 2001). Professora Titular em Didática atua no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Graduada em Filosofia pela FFLCH-USP (Bacharel, 1992 e Licenciatura, 1993), Mestre em Educação pela FE-USP (Área Didática, sub área Linguagem e Educação - 1996). Leciona Didática junto a diferentes cursos de Licenciatura na Graduação. Pesquisadora do NEJA - Núcleo de Educação de Jovens e Adultos desde 2002. Orienta diferentes pesquisas de mestrado e doutorado relativas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no recorte das especificidades dos sujeitos da educação. Integra a Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós Graduação em Educação: Educação e Inclusão Social desde 2005. Integra o grupo de pesquisa Didaktikè e a linha Didática e Docência no Programa de Mestrado Profissional - Promestre (FaE-UFMG) onde orienta estudos em temas relativos à Didática.

Ana Maria de Oliveira Galvão, FaE- UFMG, Belo Horizonte

Doutora em Educação (2000) pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição em que também realizou o Mestrado (1994) e onde atua como professora e pesquisadora na graduação e na pós-graduação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), realizou estágio-sanduíche (1998-1999) no Institut National de Recherche Pédagogique, na França, e pós-doutorado/estágio sênior (2012-2013) na Northern Illinois University, Estados Unidos. Seus interesses concentram-se nas áreas de história da cultura escrita, história da educação e metodologia da pesquisa. É autora de diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros. Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

REIS, Sonia Maria Alves Oliveira; EITERER, Carmem Lucia; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira.
PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE MULHERES CAMPONESAS
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 275–293, 22 Jul 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11897. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos