DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERVENÇÃO ONLINE ANTI-BULLYING COM PROFESSORES NO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.68

Palavras-chave:

bullying, professores, intervenção

Resumo

No ambiente educacional são frequentes os relatos de alunos que sofrem com a violência causada pelo bullying, que é definido como um tipo de violência intencional e repetitiva sem motivos aparentes e que pode causar sérios danos psicológicos, emocionais e mentais aos envolvidos. Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção antibullying online, organizada no formato multicomponente, com seis encontros semanais e grupais com uma média de duração de duas horas a partir da metodologia experiencial. As temáticas trabalhadas são: concepções de bullying, gerenciamento de conflitos, empatia, comunicação assertiva, autocontrole emocional e autocuidado. Tendo em vista que são escassas as formações para professores no Brasil sobre o tema bullying escolar, esta intervenção foi desenvolvida e aplicada a professores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Os participantes demonstraram, durante os encontros, interesse pelos temas trabalhados, participaram dos debates e compartilharam suas experiências. Pode-se concluir que a intervenção pode ser replicada e tem potencial para contribuir na conscientização dos professores sobre a importância de estabelecer um clima harmonioso em sala de aula, reforçando as relações positivas para a prevenção do bullying escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Santos da Rocha, Universidade La Salle

Professora Rede Municipal de Porto Alegre

Mestra em Educação - UNILASALLE

Membro do grupo de pesquisa Sistema de proteção a crianças e adolescentes: Pesquisas e aplicações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Psicopedagoga Clínica e Institucional- UNIASSELVI

Pedagoga -  FAPA

 

 

Débora Dalbosco Dell'Aglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Brasil, professora pesquisadora A1 PPG em Educação UniLasalle/Canoas e professora colaboradora PPG Psicologia UFRGS

Referências

ALDRIDGE, Jill M.; FRASER, Barry J.; FOZDAR, Farida; ALA’I, Kate; EARNEST, Jaya; AFARI, Ernest. Student’s perceptions of school climate as determinants of wellbeing, resilience and identity. Improving School, New York, v. 19, n. 1, p. 5-26, 2015. https://doi.org/101177/1365480215612616.

AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina Restaurativa para escolas. São Paulo: Palas Athenas, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1997/2004.

BEIRA, Diovane de Godoi; NAKAMOTO, Paula Teixeira. A formação docente inicial e continuada prepara os professores para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em sala de aula? V CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2016, Uberlândia, MG. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, Porto Alegre, RS, 2016. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.825.

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARIANO, Maria Luiza; LOUREIRO, Sonia Regina; BONACCORSI, Caroline. Contexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis. Psicologia Escolar e Educacional, Perdizes, SP, v.17, n.2, p. 259-269, 2013. https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200008.

BRASIL. Lei n.º 13.185, de 06 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 nov. 2015. Seção 1, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 05 fev. 2019.

BRASIL. Lei n.º 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 mai. 2018. Seção 1, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13663.html. Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 out. 2020.

COELHO, Clara Cela de Arruda; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Clima escolar e satisfação com a escola entre adolescentes do ensino médio. Psicologia Teoria e Prática, São Paulo, SP, v. 21, n. 1, p. 248-264, jan.-abr. 2019. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p265-281.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.

DURGANTE, Helen Bedinoto; MEZEJEWSKI, Liriel Weinert; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Desenvolvimento de um Programa de Psicologia Positiva para a Promoção de Saúde de Aposentados Programa Vencer. In GIACOMONI, Claudia Hofheinz; SCORSOLINI-COMIN, Fabio (Orgs.), Temas especiais em Psicologia Positiva (p. 188-202) Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Programa Educar para a Paz. Campinas, SP: Editora Verus, 2005.

FARRINGTON, David P.; TTOFI, Maria M. School‐based programs to reduce bullying and victimization. Campbell Systematic Reviews, [s. l.], v. 5, n. 1, 2009. https://doi.org/ 10.4073/csr.2009.62009.

FRANCISCO, Marcos Vinícius; COIMBRA, Renata Maria. Análise do bullying escolar sob o enfoque da psicologia histórico-cultural. Estudos de Psicologia, Natal, RN, v. 20, n. 3, p. 184-195, jul./set. 2015. https://doi.org/10.5935/1678-4669.20150020

FREITAS, Sirley Leite. PACÍFICO, Juracy Machado. Formação continuada: um estudo colaborativo com professores do Ensino Médio de Rondônia. Interações, Campo Grande, MS, v, 21, n. 01, p. 141-153, jan./mar. 2020. https://doi.org/10.20435/inter. v21i1.1953.

FREY, Karin S.; HIRSCHSTEIN, Miriam K.; SNELL, Jennie L.; EDSTROM, Leihua Van Schoiack; MACKENZIE, Elizabeth P.; BRODERICK, Carole J. Reducing playground bullying and supporting beliefs: An experimental trial of the Steps to Respect Program. Developmental Psychology, v. 41, n. 3, p. 479-490, 2005. https://doi.org/ 10.1037/0012-1649.41.3.479.

FRICK, Loriane Trombini. A melhora das relações interpessoais como forma de prevenção ao fenômeno bullying In. III SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2018, Dourados, MS.

GARCIA, Narjara Mendes; YUNES, Maria Angela Mattar; ALMEIDA, Ana Maria Tomás. Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção. Educação, Porto Alegre, RS, v. 39, n. 1, p. 94-104, jan./abr. 2016. https://doi.org/ 10.15448/1981-2582.2016.1.21396.

HIRSCHSTEIN, Miriam K.; EDSTROM, Leihua Van Schoiack; FREY, Karin S.; SNELL, Jennie L.; MACKENZIE, Elizabeth P. Walking the talk in bullying prevention: Teacher implementation variables related to initial impact of the steps to respect program. School Psychology Review, [s. l.], v. 36, n. 1, p. 3–21, 2019. https://doi.org/10.1080/02796015.2007.12087949

MAIA, Denise da Silva. BORTOLINI, Marcela. O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola: relato de experiência. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 373-388, dez. 2012. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p373

MARQUES, Alcione Moreira; TANAKA Luiza Hiromi; FÓZ, Adriana Queiróz Botelho. Avaliação de programas de intervenção para a aprendizagem socioemocional do professor: uma revisão integrativa. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 32, n. 1, 2019. https://doi.org/10.21814/rpe.15133.

MARTÍN-QUINTANA, Juan Carlos; CHAVES, Maria Luisa Máiques; LÓPEZ, Maria José Rodrigo; BYME, Sonia; RUÍZ, Beatriz Rodrígues; SUÁREZ, Guacimara Rodrígues. Programas de Educación Parental. Psychosocial Intervention (online), Madri, v. 18, n. 2, p. 121-133, jul. 2009. Disponível em http://scielo.isciii.es/pdf/inter/v18n2/v18n2a04.pdf.

MELO, Madalena. PEREIRA, Sónia. Comportamentos e motivos dos/as observadores de bullying: contributos para a sua avaliação. Revista Psicologia, Évora, Portugal, v. 31, n.2, p.1-14, 2017. https://doi.org/10.17575/rpsicol. v31i2.1150.

MEOTTI, Juliane Prestes; PERÍCOLI, Marcelo. A postura do professor diante do bullying em sala de aula. Revista Panorâmica On-line, Mato Grosso, v.15, p. 66-84, 2013. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/518

MOTTA, Danielle da Cunha; DIAS Aline Passeri; CARVALHO, Ana Lúcia Novais; CASTRO, Ricardo Vierialves; MANHÃES, Alex Christian; SILVA, Lidiane Gonçalves Gama; SANTOS, Karina Nascimento Valladares. Programa para a promoção da empatia em sala de aula. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Porto Alegre, RS, v. 13, n. 2, p. 122-130, 2017. https://doi.

org/10.5935/1808-5687.20170017.

MURTA, Sheila Giardini; SANTOS, Bruna Roberta Pereira dos; MARTINS, Camila Perna Santos; OLIVEIRA, Brisa de. Prevenção primária à violência no namoro: uma revisão de literatura. Revista Contextos Clínicos, São Leopoldo, RS, v. 6, n. 2, p. 117-131, jul./dez. 2013. https://doi.org/10.4013/ctc.2013.62.05.

NEFF, Kristin; GERMER, Christopher. Manual de mindfulness e autocompaixão um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo. Porto Alegre: Artmed, 2019.

NETO, Aramis A. Lopes. Bullying. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 51 - 56, ago. 2007.

NOORDEN VAN, Tirza H. J.; HASELAGER, Gerbert, J. T.; CILLESSEN, Antonius H. N.; BUKOWSKI, William M. Empathy and involvement in bullying and adolescents: A systematic review. Journal of Youth and Adolescence, Suíça, n. 44, v. 3, p. 637- 657, 2015. https://doi.org/10.1007/s10964-014-0135-6.

OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado; MACHADO, Isadora. Bullying escolar na perspectiva do professor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 321-340, jan./abr. 2018.

OLWEUS, Dan. Bully/victim problems in school: Facts and intervention. European Journal of Psychology of Education, Países Baixos, UE, v. XII, n. 4, p. 495-510, 1997. https://doi.org/10.1007/BF03172807.

OLWEUS, Dan; LIMBER, Susan P. Bullying in school: evaluation and dissemination of the Olweus Bullying Prevention Program. American Journal of Orthopsychiatry, Washington, v. 80, n.1, p. 124-134, 2010. https://doi.org/10.1111/j.1939-0025.2010.01015.x

PIGOZZI, Pamela Lamarca; MACHADO, Ana Lúcia. Bullying during adolescence in Brazil: An overview. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, p. 3509–3522, 2015. https://doi.org/10.1590/1413-812320152011.05292014

RAHEY, Leila; CRAIG, Wendy. Evaluation of an ecological program to reduce bullying in schools. Canadian Journal of Counselling, [s. l.], v. 36, n. 4, p. 281–296, 2002. Disponível em https: cjc-rcc.ucalgary.ca/article/view/58699/44188

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta. São Paulo: Ágora, 2006.

SALMIVALLI, Christina. Bullying and the peer group: a review. Aggression and Violent Behavior, Flórida, EUA, v. 15, n. 2, p. 112-120, 2010. https://doi.org/10.1016/j.avb.2009.08.007.

SALMIVALLI, Christina; POSKIPARTA, Elisa. KiVa Antibullying Program: overview of evaluation studies based on a randomized controlled trial and national rollout in Finland. International Journal of Conflict and Violence, Alemanha, v.6, n.2, p. 294-302, 2012. https://doi.org/10.4119/UNIBI/ijcv.247.

SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; FILHO, José de Pinho Alves; SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017. https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002

SILVA, Flaviany Ribeiro; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura. Revista da Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 44, e 157305, 2018. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201703157305.

SILVA, Jorge Luiz; BAZON, Marina Rezende. Prevenção e enfrentamento do bullying: o papel dos professores. Revista Educação Especial, Santa Maria - RS, v.30, n. 59, p. 615-628, 2017. https://doi.org/10.5902/1984686X28082

SILVA, Nilson Rogério; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. O trabalho do professor, indicadores de burnout, práticas educativas, comportamento dos alunos: correlação e predição. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, SP, v. 21, n. 3, p. 363-376, jul.-set. 2015. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300004

SILVA, Henrique Albuquerque. CASTILHO, Weimar Silva. JÚNIOR, Ademar Paulo. O uso de vídeos como recurso pedagógico para o ensino de física: concepções dos estudantes e motivação em um contexto histórico a partir do acidente radiológico com o CÉSIO-137 em Goiânia. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, AC, v. 6, n. 2, p. 02-20, ago - dez. 2019.

SILVA, Jorge Luiz; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; BAZON, Marina Rezende; CECÍLIO, Sálua. Bullying na sala de aula; percepção e intervenção de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, v. 65, n. 1, p. 121-137, 2013.

SMITH, Peter K. Understanding school bullying: its nature & prevention strategies. London: Sage, 2014.

SMITH, Peter K. Making an impact on school bullying - Interventions and Recommendations. New York: Routledge, 2019.

SMITH, Peter K.; COWIE, Helen; OLAFSSON, Ragnar F.; LIEFOOGHE, Andy P. D. Definitions of bullying: a comparison of terms used, and age and gender differences, in a fourteen-country international comparison. Child Development, New York, EUA, n. 73, v. 4, p. 1119-1133, 2002. https://doi.org/10.1111/1467-8624-00461.

SNYDER, Charles R.; LOPEZ, Shane J. Psicologia Positiva - Uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

TICKLE-DEGNEN, Linda. Nuts and bolts of conducting feasibility studies. American Journal of Occupational Therapy, [s. l.], v. 67, n. 2, p. 171-176, 2013.https://doi.org/10.5014/ajot.2013.006270

TREVISOL, Maria Teresa Ceron; CAMPOS, Carlos Alexandre. Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, SP, v. 20, n. 2, p. 275-283, mai./ago. 2016. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0202964.

TROUILLOUD, David. The effect and consequences of bullying. Journal of Banking, Economics and Social Sciences, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 51-58, 2020. Disponível em https://www.idosr.org/wp-content/uploads/2020/05/IDOSR-JBESS-51-51-58-2020.-P6.pdf

UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND. Ending the torment: tackling bullying from the schoolyard to cyberspace. UNICEF, 2016. Disponível em https://www.unicef.org/media/66536/file/Ending-the-torment.pdf

VERSEVELD, Marloes D. A.; FUKKINK, Ruben G.; FEKKES, Minne; OOSTDAM, Ron J. Effects of anti-bullying programs on teachers’ interventions in bullying situations. A meta‐analysis. Psychology in the Schools, [s. l.], n. 56, v. 9, p. 1522-1539, March 2019. https://doi.org/10.1002/pits.22283.

WATSON-BOYES, Carolyn; PRANIS, Kay. No coração da esperança - Guia de práticas circulares. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Departamento de Artes Gráficas, 2011, RS.

YOON, Jina; BAUMAN, Sheri. Teachers: a critical but overlooked component of bullying prevention and intervention. Theory into Practice, [s. l.], v. 53, n. 4, p. 308-314, 2014. https://doi.org/10.1080/00405841.2014.947226

ZEQUINÃO, Marcela Almeida; MEDEIROS, Pâmella; PEREIRA, Beatriz; CARDOSO, Fernando Luiz. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 42, n. 1, p. 181-198, jan./mar. 2016. https://doi.org/ 10.1590/S1517-970220160313835.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

ROCHA, Cláudia Santos da; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco.
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERVENÇÃO ONLINE ANTI-BULLYING COM PROFESSORES NO SUL DO BRASIL
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 287–304, 21 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17535. Acesso em: 21 nov 2024.