O estado do conhecimento sobre a Educação Física no Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.67Palavras-chave:
estado do conhecimento, Educação Física, reforma do Ensino Médio, Sociologia da EducaçãoResumo
A reestruturação curricular do Ensino Médio, iniciada pela Medida Provisória 746/2016 e formalizada pela Lei nº 13.415/2017, direciona e impacta significativamente o campo da Educação Física. Para compreender este cenário, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a produção do conhecimento em periódicos científicos, dissertações e teses sobre as implicações do Novo Ensino Médio na Educação Física. A metodologia adotada foi o Estado de Conhecimento, que guiou a pesquisa com rigor científico, permitindo compreender a linha temporal das produções científicas existentes do objeto de estudo. Foram selecionadas 11 dissertações, uma tese e 33 artigos dos Periódicos CAPES, datados de 2017 a 2024. As considerações transitórias foram construídas por meio da bibliografia propositiva do Estado do Conhecimento, com base nas análises do material encontrado. As pesquisas mostram a secundarização e a desvalorização da Educação Física no Ensino Médio, vista a redução de carga horária da disciplina em todas as 27 Unidades Federativas do Brasil. A Lei nº 13.415/2017 simplifica o objeto de ensino da Educação Física ao estabelecer “estudos e práticas”, valorizando os conhecimentos técnicos e práticos. Segundo as pesquisas, os itinerários formativos
abrem brecha para a terceirização da disciplina e para a entrada do “notório saber”. Assim, é necessário repensar a Educação Física no Ensino Médio, fortalecendo seu objeto de ensino e legitimando suas atribuições.
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