A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.71Palavras-chave:
Ciências agrícolas, docência, educação superior, professores iniciantesResumo
O início da carreira docente, aqui definido em até cinco anos de experiência, revela singularidades que perpassam a formação para a docência, a socialização profissional, o acolhimento institucional e as práticas de ensino, entre outros. Nessa inserção profissional o docente também vivencia o entusiasmo inicial, a superação de desafios e a identificação (ou não) com a docência. Com esses pressupostos, objetiva-se analisar a entrada na carreira docente de professores da área de Ciências Agrárias que atuam em universidades comunitárias do Oeste de Santa Catarina. Para tal, a metodologia orientou-se na abordagem qualitativa, de caráter empírico, tendo como colaboradores sete professores, iniciantes na carreira docente nos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados tendo por base aportes teóricos do campo da docência como, por exemplo, Cunha (2006, 2010) e Tardiff (2002). A entrada na carreira docente revelou-se multifacetada, evidenciando facetas no tocante à identidade docente, aos aspectos positivos e aos aspectos desafiadores dessa inserção profissional. A ausência de formação pedagógica específica foi o maior desafio enfrentado pelos docentes, enquanto a colaboração entre colegas foi um dos aspectos positivos. A identidade profissional dos colaboradores da pesquisa confronta o ser
bacharel e o ser professor. Suas práticas de ensino entrelaçam aspectos positivos e desafiadores. A entrada de professores da área de Ciências Agrárias em universidades comunitárias do Oeste de Santa Catarina denota uma mescla entre as dimensões pessoal, profissional e institucional, em que os processos formativos fortalecem a consolidação da identidade e oportunizam a consolidação da carreira docente.
Downloads
Referências
AKKARI, Abdeljalil; TARDIF, Maurice. A inserção profissional no ensino: alguns pontos de referência sobre uma realidade complexa. In: GUIMARÃES, Célia Maria et al. Formação e profissão docente. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2011. p. 124-141.
Bianca. Entrevista. Médica Veterinária. Unochapeco. Chapecó (Santa Catarina), 15 agosto. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 8 out. 2024.
Cláudio. Entrevista. Médico Veterinário. Unochapeco. Chapecó (Santa Catarina), 20 setembro. 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e lugares de formação na docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010. p. 19-34.
CUNHA, Maria Isabel. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-271, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/DXcxqSxXBNRv7P4cX7QDBnb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 8 out. 2024.
Emília. Entrevista. Médica Veterinária. Unoesc. Xanxerê (Santa Catarina), 17 setembro. 2020.
FARIAS, Tania Maria Zaffari. Concepções de docência de professores bacharéis, iniciantes na carreira, em universidades comunitárias. 2020. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2020.
FELDKERCHER, Nadiane. A transição de estudante a professor universitário. Linguagens, educação e sociedade, Teresina, v. 23, p. 168-188, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/6024. Acesso em: 8 out. 2024.
Gertrudes. Entrevista. Zootecnista. Unoesc. Xanxerê (Santa Catarina), 08 setembro. 2020.
GIULIATO, Mauro Volney. Abandono docente de professoras iniciantes na Educação Superior. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2020.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-61.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
ISAIA, Silvia Maria Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia Universitária: Desafio da Entrada na Carreira Docente. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 425-440, set./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2978/2422. Acesso em: 8 out. 2024.
Julieta. Entrevista. Zootecnista. Unoesc. Campos Novos (Santa Catarina), 08 setembro. 2020.
MANFFRA, Elisangela Ferretti. Profissão: professora. In: NICOLA, Rosane de Mello Santo (org.). Ensaios sobre docência universitária. PUCPRESS: Curitiba, 2014. p. 15-23.
MASETTO, Marcos A. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: Docência na Universidade. MASETTO, Marcos (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2011. p. 9-26.
NASCIMENTO, Eliana Freire do. Configurações identitárias dos bacharéis-professores em Direito no ensino superior: o ser docente. 2017. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor e afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 8 out. 2024.
Ofélia. Entrevista. Médica Veterinária. Unoesc. Xanxerê (Santa Catarina), 14 agosto. 2024.
PENSIN, Daniela Pederiva. A constituição da docência na educação superior. Curitiba: Appris, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
POSSAMAI, Fabíola. A pedagogia do bacharel: a práxis do ensaio e do erro: um estudo de caso na Universidade da Região de Joinville. Joinville-SC: UNIVILLE, 2003.
Romeu. Entrevista. Engenheiro Agrônomo. Unoesc. Xanxerê (Santa Catarina), 29 setembro. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
WIEBUSCH, Andressa; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência universitária: um estudo com professores iniciantes. In: WIEBUSCH, Eloisa Maria; VITÓRIA, Maria Inês Côrte (org.). Estreantes no ofício de ensinar na educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 121-144.
ZABALZA, Beraza Miguel Angel. Los docentes universitários principiantes como mediadores del aprendizaje. In: WIEBUSCH, Eloisa Maria; VITÓRIA, Maria Inês Côrte (org.). Estreantes no ofício de ensinar na educação superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 283-290.
ZABALZA, Beraza Miguel Angel. O ensino universitário seu cenário e seus protagonistas. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.