Avaliação da eficiência de cursos de Pós- Graduação (stricto sensu) em universidades públicas brasileiras no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25911

Palavras-chave:

ensino superior, gestão universitária, análise envoltória de dados (DEA), pandemia COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs desafios significativos à gestão, organização pedagógica e saúde mental da comunidade acadêmica nas universidades brasileiras, afetando todas as esferas educacionais. Entre os principais obstáculos estavam o acesso limitado a tecnologias e à internet, a sobrecarga docente e as dificuldades de adaptação ao ensino remoto. Este estudo analisa a adaptação dos cursos de Mestrado da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) à realidade pandêmica, utilizando a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) para avaliar a eficiência relativa no período de 2017 a 2022. Os resultados indicaram que, dos 15 cursos analisados da UNEMAT, 6 (40%) mantiveram ou melhoraram sua eficiência no primeiro ano da pandemia (2020). Já na UFSC, dos 71 cursos analisados, 26 (36,6%) atingiram mais de 80% de eficiência em 2020. Embora nem todos os
estudantes tivessem acesso pleno a recursos tecnológicos, os dados sugerem que fatores como a rápida reorganização institucional, o uso de ferramentas digitais e, em alguns casos, a maturidade e autonomia dos discentes contribuíram para a continuidade da eficiência. Os achados demonstram que os cursos que melhor se ajustaram ao cenário pandêmico conseguiram otimizar a gestão dos insumos disponíveis (inputs) e maximizar os resultados obtidos (outputs), mesmo diante das adversidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; NOGUEIRA, Paulo Roberto; SILVA, Lucas Melgaço. Impactos da pandemia da covid-19 sobre a adaptação acadêmica, a saúde mental e o bem-estar de alunos universitários. Revista Interagir, Fortaleza, v. 1, p. 43-47, 2024.

ARGHODE, Vishal et al. Empathic organizational culture and leadership: conceptualizing the framework. European Journal of Training and Development, v. 46, n. 1/2, p. 239-256, 2022.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Metodologias ativas de aprendizagem: práticas no ensino da Saúde Coletiva para alunos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 03, p. e145, 2021.

BANKER, Rajiv; CHARNES, Abraham; COOPER, William Wager. Some models for estimating and scale inefficiencies. Management Science, v. 30, n. 9, p. 1078-1092, 1984.

CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação da Eficiência dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) através da Análise Envoltória de Dados (DEA). Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Chile, v. 5, p. 290-313, 2012.

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 114, p. 73-93, 2022.

CHARNES, Abraham; COOPER, William Wager; RHODES Edwardo. Measuring the Inefficiency of Decision Making Units. European Journal of Operational Research, v. 2, p. 429-444, 1978.

CHAVES, Adelina Cristina; THOMAZ, Antonio Clécio Fontelles. Gestão pública e pesquisa operacional: avaliação de desempenho em Agências da Previdência Social. Relatório Técnico, Fortaleza, 2008.

COOK, Wade; TUNE, Kaoru; ZHU, Joe. Data Envelopment Analysis (DEA): prior to choosing a model. Omega, v. 44, p. 1-4, 2014.

CORRÊA, Roberta Pires; CASTRO, Helena Carla; FERREIRA, Roberto Rodrigues; ARAÚJO-JORGE, Tania; STEPHENS, Paulo Roberto Soares. The perceptions of Brazilian postgraduate students about the impact of COVID-19 on their well-being and academic performance. International Journal of Educational Research Open, Maryland, v. 3, p. 100-185, 2022.

DE SOUZA, Ana Cleide Santos; MOTA JR., Antonio de Macedo; OLIVEIRA, Cristiane Neves; MATOS, Lília Maria de Carvalho. Cenários da Gestão Universitária em tempos de pandemia: as Universidades Estaduais da Bahia e as Políticas de Permanência Estudantil. Práticas em Gestão Pública Universitária, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 175-197, 2022.

ENCINAS, R. Avaliação de políticas públicas: eficiência das universidades federais e identificação de benchmarks por meio de Análise Envoltória de Dados. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

FARIAS, Heitor Soares. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia. Revista brasileira de geografia econômica, n. 17, 2020. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacoeconomia/11357. Acesso em 25 fev. 2025.

FARRELL, Michael James. The measurement of productive efficiency. Journal of the Royal Statistical Society, London, Series A, 120, part 3, p. 253-281, 1957.

GUSSO, Hélder Lima; ARCHER, Alini Batisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHÃO, Fernanda Torres; LUCA, Gabriel Gomes; HENKLAIN, Marcelo Henrique. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação e Sociedade, v. 41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Acesso em: 25 fev. 2025.

LEE, Andrew CK et al. Where England's pandemic response to COVID-19 went

wrong. Public Health, v. 192, p. 45, 2021.

MEYER, Victor Junior; LOPES, Maria Cecilia Barbosa. Gestión escolar: desafíos y alternativas gerenciales. Visiones de la Educación, Concepción, v. 11, n. 13, p. 55-65, 2008.

MUNIZ, Rita de Fátima; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; MUNIZ, Sheila Maria; THOMAZ, Antonio Clécio Fontelles. Emprego do Data Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, n. 114, p. 116–140, 2022a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902688. Acesso em: 24 out. 2024.

MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Pandemia da Covid-19 e Pós-Graduação (stricto sensu): contornos, efeitos e impactos. Revista Eletrônica Acta Sapientia, Fortaleza, v. 9, p. 1-10, 2022b.

NOBRE, Lorena Neves; FREITAS, Rodrigo Randow. A evolução da pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering, v. 3, n. 2, p. 26-39, 2017.

NUNAMAKER, Thomas Richard. Using Data Envelopment Analysis to measure the efficiency of non-profit organizations: a critical evaluation. Managerial and Decision Economics, New Jersey, v. 6, n. 1, p. 293-323, 1985.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Folha Informativa sobre Covid, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 08 ago. 2024.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Comissão de Futuros da Educação da UNESCO pede um planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após o Covid-19, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/news/unesco-futures-education-commission-urges-planning-ahead-against-increased-inequalities. Acesso em: 08 ago. 2024.

QUEIROZ, James Vergas; QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; HÉKIS, Hélio Roberto. Strategic and financial management of higher education institutions: case study. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 1, p. 98-117, 2011.

SOUZA JUNIOR, Celso Vila Nova; GASPARINI, Carlos Eduardo. Análise da Equidade e Eficiência dos Estados no Contexto do Federalismo Fiscal Brasileiro. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 155-170, 2006.

TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade Multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Vitória da Conquista, v. 2, n. 4, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8151. Acesso em: 15 fev. 2025.

VAZ, Douglas; FOSSATTI, Paulo. Gestão Universitária em tempos de pandemia: Decisões ágeis adotadas por uma instituição de ensino superior. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, p. 137-158, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5527. Acesso em: 04 abr. 2024.

Publicado

2025-09-18

Como Citar

HOFFMANN, Elisangela; TONOLLI, Thaynara Gilli; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; BORNIA, Antonio Cezar.
Avaliação da eficiência de cursos de Pós- Graduação (stricto sensu) em universidades públicas brasileiras no contexto da pandemia de Covid-19
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–26, 18 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25911. Acesso em: 12 out 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2: Políticas e práticas pedagógicas em contexto pandêmico e pós-pandêmico