Escola e exclusão social no continuum regressivo crítico das políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e26047

Palavras-chave:

direitos sociais, políticas públicas, pandemia, práxis escolar, coerção unilateral

Resumo

O ensaio discute as lições que emergiram do momento histórico conhecido como" a pandemia pelos efeitos da Covid–19 " e no tempo posterior a ela. Embora focalize reflexivamente as Políticas Públicas em Educação e sua expressão na práxis educacional e escolar, contextualiza e discute dentro das principais questões que significam um tempo aspiracional, de tentativas de reconstrução da "esperança", mais como um exercício especulativo do que real. Em tempos de claroscuro vislumbres de "monstros" e "demônios", parafraseando Gramsci. Esse quadro serve para refletir sobre os impactos nos "direitos sociais", incluindo a educação, em tempos de evidentes retrocessos sociais e econômicos de setores historicamente excluídos. E ainda, essa recriação teórico-documental propõe uma perspectiva crítica sobre a enunciação e concretização no exercício dos direitos e conquistas fundamentais em um país como a Venezuela, submetido a um cerco sistemático por mais de uma década.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel H. Carvajal Ruíz, Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez

Doctor en Ciencias de la Educación por la Universitat Autònoma Barcelona (UAB), Bellaterra (Barcelona, Catalunya – España). Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (Caracas, Distrito Capital – DF, Venezuela, VEN).

Publicado

2025-09-18

Como Citar

RUÍZ, Samuel H. Carvajal.
Escola e exclusão social no continuum regressivo crítico das políticas públicas
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–30, 18 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26047. Acesso em: 12 out 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2: Políticas e práticas pedagógicas em contexto pandêmico e pós-pandêmico