Escola e exclusão social no continuum regressivo crítico das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e26047Palavras-chave:
direitos sociais, políticas públicas, pandemia, práxis escolar, coerção unilateralResumo
O ensaio discute as lições que emergiram do momento histórico conhecido como" a pandemia pelos efeitos da Covid–19 " e no tempo posterior a ela. Embora focalize reflexivamente as Políticas Públicas em Educação e sua expressão na práxis educacional e escolar, contextualiza e discute dentro das principais questões que significam um tempo aspiracional, de tentativas de reconstrução da "esperança", mais como um exercício especulativo do que real. Em tempos de claroscuro vislumbres de "monstros" e "demônios", parafraseando Gramsci. Esse quadro serve para refletir sobre os impactos nos "direitos sociais", incluindo a educação, em tempos de evidentes retrocessos sociais e econômicos de setores historicamente excluídos. E ainda, essa recriação teórico-documental propõe uma perspectiva crítica sobre a enunciação e concretização no exercício dos direitos e conquistas fundamentais em um país como a Venezuela, submetido a um cerco sistemático por mais de uma década.
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