A EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA DA ARTE NO MÉDIUM DA LINGUAGEM

Autores

  • Luciana Cantanhede Melo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Almir Ferreira da Silva Júnior Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

A presente investigação orienta-se a partir dos seguintes questionamentos: o que significa pensar a arte enquanto uma advertência crítica ao paradigma da subjetividade moderna? À luz da análise ontológico-hermenêutica da finitude, de inspiração heideggeriana, qual o alcance e os limites da hermenêutica filosófica para compreender o estatuto de atualidade da arte moderna? Para tanto, tornam-se necessários os fundamentos hermenêutico-filosóficos de H.-G. Gadamer, quais sejam: a crítica à modernidade, a vigilância da história (Wirkungsgeschichte) e o médium da linguagem. É somente sob a valência ontológica da finitude que o modo de ser da arte revela-se como experiência, cuja presença nos remete à intermediação, ao apelo à memória e à escuta da tradição (Überlieferung).
Palavras-chave: Hermenêutica História. Linguagem. Arte.

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Publicado

2010-07-27

Como Citar

MELO, Luciana Cantanhede; SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da.
A EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA DA ARTE NO MÉDIUM DA LINGUAGEM
. Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 2, 27 Jul 2010 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/95. Acesso em: 29 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos