Os afetos e os nomes

proposições sobre o componente afetivo das relações com códigos e repertórios audiovisuais

Autores

  • Fabio Allan Mendes Ramalho Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.23

Palavras-chave:

Afeto, emoção, corpo, cinema, repertório

Resumo

Neste artigo, propomos delinear algumas implicações teórico-metodológicas do conceito de afeto, bem como sua relevância e os desafios que ele coloca para a discussão e análise de repertórios audiovisuais. Buscamos traçar convergências e distinções conceituais entre afetos e emoções em autores de referência, com destaque para as reflexões sobre operações de codificação, atribuição de forma e inscrição dos afetos em textos e imagens. Por fim, recorremos brevemente a obras de Chantal Akerman e Tsai Ming-Liang, cineastas cujos trabalhos nos permitem situar a discussão no âmbito concreto da análise de produções audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Allan Mendes Ramalho, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), leciona no bacharelado em Cinema e Audiovisual, no Ciclo Comum de Estudos e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), vinculado à linha de pesquisa em Estéticas e Culturas da Imagem e do Som. Foi estudante visitante na McGill University, Montreal, Canadá. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa NATLA – Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-Americano. Codiretor da Imagofagia – Revista de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. E-mail: fabio.ramalho@unila.edu.br

Referências

AHMED, Sara. The cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012 [1980].

BERGSON, Henri. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70 (Coleção Textos filosóficos), 1988 [1889].

BRINKEMA, Eugenie. The forms of the affects. Durham London: Duke University Press, 2014.

DEL RÍO, Elena. Deleuze and the cinemas of performance: powers of affection. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2008.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007 [1985].

GREGG, Melissa; SEIGWORTH, Gregory J. “An inventory of shimmers”. In: _______ (ed.) The affect theory reader. Durham and London: Duke University Press, 2010, p. 1-25.

JAMESON, Fredric. The antinomies of realism. London New York: Verso, 2013.

LIU, Wen. Restarting from shameful places: Toward a queer psychology of affect. Special Issue: Affect & Subjectivity. Subjectivity, 10, 2017.

MARGULIES, Ivone. Nothing happens: Chantal Akerman's Hyperrealist Everyday. Duke University Press: Durham and London, 1996.

MARKS, Laura U. The skin of the film: intercultural cinema, embodiment, and the senses. Durham: Duke University Press, 2000.

MASSUMI, Brian. Parables for the Virtual. Movement, affect, sensation. Durham & London: Duke University Press, 2002.

O'NEILL, D. Cuong. “Cinematic cruising: Tsai Ming-liang's Bu san and the strangely moving bodies of Taiwanese cinema.” In: FOUZ-HERNANDEZ, Santiago (ed.). Mysterious skin: male bodies in contemporary cinema. London, New York: I.B.Tauris, 2009, p. 193-205.

PAASONEN, Susanna. Between meaning and mattering: on affect and porn studies. Porn Studies, Vol. 1, Nos. 1–2, 2014, p. 136–142.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução de Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

_____________. O espectador emancipado. Tradução de José Miranda Justo. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

SEDGWICK, Eve K. Touching feeling: affect, pedagogy, performativity. Durham and London: Duke University Press, 2003.

SHAVIRO, Steven. The Cinematic Body REDUX. Parallax, 14(1), 48–54, 2008.

______________. Clichés of identity: Chantal Akerman's musicals. Quarterly review of film and video, 24:1, 11-17, 2007.

______________. The cinematic body. Minneapolis, London: University of Minnesota

Press, 1993.

SOBCHACK, Vivian C. Carnal thoughts: embodiment and moving image culture. Berkeley: University of California Press, 2004.

TERADA, Rei. Feeling in theory: emotion after the death of the subject. Cambridge, Massachusetts and London, England: Harvard University Press, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

RAMALHO, Fabio Allan Mendes.
Os afetos e os nomes: proposições sobre o componente afetivo das relações com códigos e repertórios audiovisuais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 239–254, 29 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19884. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos