Um passo de cada vez no Passinho dos Maloka:
as encruzilhadas do corpo, da cultura, do comum, da contraconduta e do espetáculo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n33.2024.3Palavras-chave:
Passinho dos Maloka, Mídia, Corpo, Teorias da Comunicação, InstagramResumo
O Passinho dos Maloka tem se consolidado na cena da música periférica brasileira como movimento cultural e de dança que propõe na contemporaneidade formulações epistêmicas enunciadas pelos seus sujeitos dançantes, sobretudo em circulação nas redes sociais digitais como o Instagram. Com isso, este artigo se propõe a estabelecer conexões epistêmicas e empíricas ao fenômeno do movimento bregafunk nordestino a partir do 58 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024 entrecruzamento e possíveis aproximações das Teorias da Comunicação Midiática e suas estruturas conceituais de corpo enquanto dispositivo midiático comunicativo. O percurso metodológico se estrutura nas formas de hibridização da análise do discurso e da exploração dos conceitos de corpo, cultura, partilha do comum, contraconduta e espetáculo. Assim, o texto propõe uma discussão acerca da compreensão de como as Teorias da Comunicação Midiática podem oferecer ferramentas de cunho analítico e metodológico para explorar objetos de pesquisa contemporâneos, dada à sua mobilidade e constante atualização.
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