Cartes de Visite e a representação visual do negro no século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n34.2024.22

Palavras-chave:

Cartes de Visite, Escravidão, Fotografia, Racismo, Representação

Resumo

O presente artigo visa explorar o papel da fotografia no estilo cartes de visite na construção da representação visual do negro no século XIX. Através da análise de conteúdo e revisão bibliográfica, o estudo examina os cartes de visite de três fotógrafos oitocentistas que residiram no Brasil na segunda metade do século. A fundamentação teórica se baseia em autores que abordam temas como fotografia, colonialismo e representação do negro sob uma perspectiva decolonial. Os resultados indicam que essas fotografias desempenharam um papel crucial na formação de percepções sociais sobre a população negra, reforçando estereótipos racistas no imaginário visual coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Pucarelli, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC), ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Multis, Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, CNPq. Coordenador do Projeto de Extensão LIEX: Laboratório de Imagens Expandidas. Doutor em Artes Visuais - História e Teoria da Arte (PPGAV/UFRJ).

E-mail: michelepucarelli@id.uff.br 

Mariane Camargo Soares, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Fotografia pela Universidade de Franca e atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC UFF). Integra o grupo de pesquisa MULTIS (Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia). Seus interesses de pesquisa incluem estudos sobre fotografia, racismo e representação. Bolsista CAPES.

Referências

AZOULAY, Ariella. 2019. Desaprendendo as origens da fotografia. Zum. Revista de fotografia. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-17/desaprendendo-origens-fotografia. Acesso em: 26/06/2024

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1968.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Editorial: PUC-Rio: Apicuri. Rio de Janeiro, Brasil, 2016.

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

Instituto Moreira Salles. Projeto Série de Palestras Negras Imagens: Formação a partir do Acervo IMS (livro eletrônico). São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLC90FSGUmLhTea9JqwQ0fWMiwlcR-Wdtb

Acesso em: 26/06/2024.

JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Papirus. Campinas. 1997.

KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. No estúdio do fotógrafo: um estudo da (auto-)representação de negros livres e escravos no Brasil da segunda metade do século XIX. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2006.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. revista do ppgav/eba/ufrj. Rio de Janeiro. 2016.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires. CLACSO, 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

PUCARELLI, Michele; SOARES, Mariane Camargo.
Cartes de Visite e a representação visual do negro no século XIX
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 137–153, 20 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/24975. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos