Comunicação estratégica das universidades federais brasileiras: estrutura e atuação das assessorias de comunicação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2176-5111v20n35e26232

Mots-clés :

assessoria de comunicação, Comunicação estratégica, profissionais de comunicação, Universidades federais brasileiras

Résumé

Este trabalho aborda os resultados de dados coletados junto aos gestores das assessorias de comunicação de universidades federais brasileiras, caracterizando a estrutura e atuação (estratégica) desses setores. A pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários. Assim, observamos tanto pontos fortes das assessorias, como a formação do gestor na área da comunicação e características favoráveis à comunicação estratégica, dentre elas o acionamento da assessoria pela gestão universitária; quanto pontos fracos, como a tendência à centralização da atividade e a falta de política de comunicação, que podem indicar carência na área e, até mesmo, falta de profissionalização.  

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Bibliographies de l'auteur-e

Daiane Scheid, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação e professora na Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen.

Jones Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Comunicação e professor na Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen.

Patrícia Milano Pérsigo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação e professora na Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen.

Aline Eduarda Iora, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen.

Sabrina Santana Lins, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen.

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Publié-e

2025-06-25

Comment citer

SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patrícia Milano; IORA, Aline Eduarda; LINS, Sabrina Santana.
Comunicação estratégica das universidades federais brasileiras: estrutura e atuação das assessorias de comunicação
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 20, n. 35, p. 93–113, 25 juin 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/26232. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa