Comunicação estratégica das universidades federais brasileiras: estrutura e atuação das assessorias de comunicação
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v20n35e26232Mots-clés :
assessoria de comunicação, Comunicação estratégica, profissionais de comunicação, Universidades federais brasileirasRésumé
Este trabalho aborda os resultados de dados coletados junto aos gestores das assessorias de comunicação de universidades federais brasileiras, caracterizando a estrutura e atuação (estratégica) desses setores. A pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários. Assim, observamos tanto pontos fortes das assessorias, como a formação do gestor na área da comunicação e características favoráveis à comunicação estratégica, dentre elas o acionamento da assessoria pela gestão universitária; quanto pontos fracos, como a tendência à centralização da atividade e a falta de política de comunicação, que podem indicar carência na área e, até mesmo, falta de profissionalização.
Téléchargements
Références
ALMANSA, Ana Martinez. Assessoria de comunicação. Tradução: Andréia Athaydes. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.
BARICHELLO, Eugenia M. Mariano da Rocha. Comunicação e Comunidade do Saber. Santa Maria: Palotti, 2001.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
CARRILLO, Maria Victoria. Comunicação Estratégica no ambiente comunicativo das organizações atuais. Comunicação e Sociedade, Braga/PT, vol. 26, p. 71-80, 2014.
DUARTE, J. Estratégia em Comunicação. 2 ed. Brasília, DF: Conselho Nacional de Justiça, 2020.
DURÁN, María Victoria Carrillo. La comunicación estratégica ¿Qué es y para qué sirve? In: FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho (org.). Comunicação estratégica e integrada: a visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Editora Rede Integrada, 2020. p. 61-78. Disponível em: https://www.gestaodacomunicacao.com/livro-comunicacao-estrategica. Acesso em: 24 nov. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio. (orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 269-279.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
RUÃO, Teresa. (2008). A Comunicação organizacional e os Fenómenos de Identidade: a aventura comunicativa da formação da Universidade do Minho, 1974-2006. Braga, Portugal. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho. 524p.
RUÃO, Teresa e KUNSCH, Margarida. A Comunicação Organizacional e Estratégica: Nota Introdutória. Comunicação e Sociedade, Braga/PT, vol. 26, p. 7-13, 2014.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

