Comunicação estratégica das universidades federais brasileiras
Estrutura e atuação das assessorias de comunicação
Palabras clave:
Universidades federais brasileiras, assessoria de comunicação, profissionais de comunicação, comunicação estratégicaResumen
O presente trabalho aborda os resultados de dados coletados junto aos gestores das assessorias de comunicação das universidades federais brasileiras, caracterizando a estrutura e atuação (estratégica) desses setores. A pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários. Assim, observamos tanto pontos fortes das assessorias, como a formação do gestor na área da comunicação, quanto pontos fracos, como a tendência à centralização da atividade, podendo indicar carência na área e, até mesmo, falta de profissionalização.
Descargas
Citas
ALMANSA, Ana Martinez. Assessoria de comunicação. Tradução: Andréia Athaydes. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.
BARICHELLO, Eugenia M. Mariano da Rocha. Comunicação e Comunidade do Saber. Santa Maria: Palotti, 2001.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
CARRILLO, Maria Victoria. Comunicação Estratégica no ambiente comunicativo das organizações atuais. Comunicação e Sociedade, Braga/PT, vol. 26, p. 71-80, 2014.
DUARTE, J. Estratégia em Comunicação. 2 ed. Brasília, DF: Conselho Nacional de Justiça, 2020.
DURÁN, María Victoria Carrillo. La comunicación estratégica ¿Qué es y para qué sirve? In: FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho (org.). Comunicação estratégica e integrada: a visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Editora Rede Integrada, 2020. p. 61-78. Disponível em: https://www.gestaodacomunicacao.com/livro-comunicacao-estrategica. Acesso em: 24 nov. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio. (orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 269-279.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
RUÃO, Teresa. (2008). A Comunicação organizacional e os Fenómenos de Identidade: a aventura comunicativa da formação da Universidade do Minho, 1974-2006. Braga, Portugal. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho. 524p.
RUÃO, Teresa e KUNSCH, Margarida. A Comunicação Organizacional e Estratégica: Nota Introdutória. Comunicação e Sociedade, Braga/PT, vol. 26, p. 7-13, 2014.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.