O videoclipe Formation, de Beyoncé, e a crítica pós-colonial ao racismo ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n34.2024.18

Palavras-chave:

Pós-colonial, Pós-fenomenológico, Racismo ambiental, Videoclipe

Resumo

A cantora Beyoncé assumiu sua causa antirracista e agregou apelos ambientais, de classe e de gênero no videoclipe Formation. Apresentando distintos perfis sociais de mulheres e os articulando contra camadas de opressão, legitima seus
engajamentos feministas. As perspectivas representadas demonstram que as reações a desastres ambientais cujos impactos atingem mais a comunidade negra pobre podem romper dispositivos de poderes socioambientais convergentes e hierárquicos.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ALMEIDA, Simão Farias.
O videoclipe Formation, de Beyoncé, e a crítica pós-colonial ao racismo ambiental
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 57–72, 20 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/24431. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

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Artigos