Educação para o trabalho e ditadura militar: Prescrições da Lei n.º 5.692/1971 e suas interpretações para o ensino de ciências a partir de uma revista (Paraná, 1973)
DOI :
https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.12Mots-clés :
Adolescentes, Currículo, Formação, QualificaçãoRésumé
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971 (Lei n.º 5.692/1971), ao instituir o ensino profissional como compulsório para a formação de segundo grau, e a obrigatoriedade em qualificar para o trabalho, desde o Ensino Fundamental, contribuiu para que fosse reestruturado todo o sistema educacional brasileiro. No conjunto de ações, no estado do Paraná, a publicação da revista Currículo, a partir de 1973, expressa forte atenção em atender as prescrições da legislação. Tomando a edição de número 3, de 1973, como documentação histórica, busca-se investigar sobre parte das prescrições curriculares para o estado do Paraná, a partir da óptica da revista. Com ênfase nas recomendações para atender o conjunto de disciplinas voltadas à área de ciências — Matemática; Ciências Físicas; Ciências Biológicas e Programas de Saúde — apresentadas pelo documento, pretende-se analisar as prescrições endereçadas a essas disciplinas. Acredita-se que, a partir desta análise, seja possível identificar parte da trajetória dessas disciplinas na história da educação, compreender os objetivos e interesses dos enunciados a partir da educação para o trabalho e das particularidades do conjunto curricular.
Education for work and military dictatorship: Provisions of Law no. 5.692/1971 and its interpretations for science teaching based on a magazine (Paraná, 1973)
Abstract
The Law of Guidelines and Bases of Education No. 5,692, of August 11, 1971 (Law No. 5,692/1971), by establishing professional education as compulsory for secondary education, and the obligation to qualify for work, starting from elementary school, contributed to its restructuring the entire Brazilian educational system. In the set of actions, in the state of Paraná, the publication of the magazine Currículo, from 1973 onwards, expresses strong attention to complying with the prescriptions of the legislation. Taking edition number 3, from 1973, as historical documentation, we seek to investigate part of the curricular prescriptions for the state of Paraná, from the perspective of the
magazine. With an emphasis on recommendations to meet the set of subjects related to the area of science—Mathematics; Physical Sciences; Biological Sciences and Health Programs—presented by the document, it is intended to analyze the prescriptions addressed to these disciplines. It is believed that, based on this analysis, it is possible to identify part of the trajectory of these disciplines in the history of education, to understand the objectives and interests of the statements based on education for work and the particularities of the curricular set.
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