Atividades lúdicas e educação ambiental crítica: uma reflexão sobre o desperdício de alimentos

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.8

Mots-clés :

Educação Ambiental, Ludicidade, Desperdício

Résumé

Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e apresenta contribuições da ludicidade para trabalhar a educação ambiental crítica (EAC). Aliar tarefas lúdicas à EAC pode despertar maior interesse, estimular a participação ativa e promover reflexões sobre atitudes cotidianas que englobam aspectos sociais, culturais e econômicos. O objetivo deste trabalho foi promover reflexões sobre esses aspectos que envolvem a temática do desperdício de alimentos, por meio de atividades lúdicas. Para tanto, foi proposto a estudantes do ensino médio uma tarefa-prova que fazia parte de uma gincana: ir a um comércio alimentício da cidade, pesquisar alimentos que, pelo aspecto físico, provavelmente seriam descartados, entregar uma receita pronta com o alimento citado e preparar um vídeo com suas percepções. O trabalho tem caráter qualitativo, o qual analisou os dados coletados, transcritos e categorizados em relação ao desperdício, ao valor monetário atribuído à aparência, ao senso de responsabilidade e às reflexões geradas. Notou-se que o uso da ludicidade para abordar a EAC é uma metodologia eficaz, pois despertou motivação no cumprimento das atividades propostas, promoveu reflexões e possíveis mudanças de comportamento.

Ludic activities and critical environmental education: a reflection on food waste

Abstract

This work is part of a master's research and presents contributions of ludicity to work on critical environmental education (educação ambiental crítica [EAC]). Combining playful tasks with EAC can arouse greater interest, encourage active participation, and promote reflections on everyday attitudes, which encompass social, cultural, and economic aspects. To this end, high school students were proposed a task-test, which is part of a gymkhana, in which they would go to a food trade in the city, research foods that, due to their physical appearance, would probably be discarded, prepare a video with their perceptions, and deliver a ready-made recipe with the food mentioned in the video. The work has a qualitative character collected, transcribed and categorized, which analyzed the data in relation to waste, the monetary value attributed to appearance, the sense of responsibility, and the reflections generated. It was noted that the use of playfulness to approach the EAC is an effective methodology, as it aroused motivation in fulfilling the proposed activities, promoted reflections, and possible changes in behavior.

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Ana Paula Fernandes Nóbrega da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade da Terra de Brasília ( FTB). Professora de Ciências Naturais/biológicas na Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Universidade de Brasília

Doutor em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Química pela UFG. Licenciado em Química pela UFG. Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEduC) da UnB. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Campus Agreste em Caruaru.

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2023-12-10

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SILVA, Ana Paula Fernandes Nóbrega da; CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias.
Atividades lúdicas e educação ambiental crítica: uma reflexão sobre o desperdício de alimentos
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 1, p. e0823, 1–13, 10 déc. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21747. Acesso em: 16 nov. 2024.

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