O ARCO NARRATIVO DA CAMPANHA “SOMOS UMA SÓ” DA SALON LINE

uma análise do storytelling criado para posicionar a marca no mercado feminino

Autores

  • LUCAS PEREIRA DAMAZIO UNISATC

Palavras-chave:

Marketing. Narrativa. Storytelling. Truthtelling. Salon Line.

Resumo

Novas formas de comunicação humanizada, que conectam o cliente à essência da marca, estão em evidência devido à mudança nos hábitos de consumo pós-internet. As marcas, por meio de estratégias publicitárias para engajar um relacionamento duradouro e sincero com o consumidor, a partir de técnicas estruturais de storytelling, buscam criar uma forma comunicativa que seja transparente e alinhada com seus objetivos mercadológicos. Ciente desse novo panorama global, este estudo de caso, cuja metodologia é qualitativa e sua abordagem é exploratória, busca identificar, embasado em autores como Jenkins (2009), Kotler (2017), Miller (2019), Parente (2017), Xavier (2015) e SantaHelena (2018), ao analisar o arco narrativo da campanha Somos uma só, da empresa Salon Line, como esta marca apresenta seu propósito, a fim de criar um elo com seu público-alvo. A partir desse estudo, portanto, detectou-se que a marca, ao utilizar uma narrativa, que levanta a bandeira da mulher empoderada, livre e que pode estar fora dos padrões estéticos tradicionais, alimenta o imaginário coletivo com um discurso de liberdade e de esperança para o público feminino.

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Biografia do Autor

LUCAS PEREIRA DAMAZIO, UNISATC

Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL), especialista em Produção Multimídia (CESUSC), graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (UNISUL) e graduado em Letras com habilitação em Português e Inglês (UNESC). É professor e leciona em disciplinas de cursos de graduação e de pós-graduação. Também atua como publicitário, desenvolvendo projetos de comunicação institucional e promocional, campanhas publicitárias, conteúdos para mídias digitais, planejamento estratégico e ações de marketing sensorial, marketing de guerrilha e live marketing. Já venceu o Prêmio Lusófonos de Criatividade, o Prêmio Internacional do Festival de Publicidade de Gramado, o Clap Award, o Festival Plus de Publicidade, o Prêmio Catarinense de Propaganda e foi finalista no Prêmio Acaert de Rádio e Televisão e no Lisbon Health. Possui artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Suas publicações abordam temas como: transmídia, consumo, imaginário, branding, pós-modernidade, mitos e criatividade. Além disso, é Diretor Criativo na Volcanum Creative Lab e membro do Grupo de Pesquisa do Imaginário e Cotidiano, que atualmente é liderado pela professora Heloísa Juncklaus Preis Moraes.

Referências

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MARTINS, J. R. Branding: Um manual para você criar gerenciar e avaliar marcas. ‎São Paulo: Negócio Editora, 2010.

MILLER, Donald. Storybrand: Crie Mensagens Claras e atraia a atenção dos Clientes Para sua Marca. São Paulo: Alta Books Editora, 2019.

PARENTE, Umehara. Storytelling: Como contar histórias sobre marcas que não têm uma boa história para contar. São Paulo: UP Editora, 2017.

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Publicado

2023-01-03

Como Citar

DAMAZIO, LUCAS PEREIRA.
O ARCO NARRATIVO DA CAMPANHA “SOMOS UMA SÓ” DA SALON LINE : uma análise do storytelling criado para posicionar a marca no mercado feminino
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 4, n. 7, p. 46–76, 3 Jan 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/18208. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos