Parcerias estratégicas na Educação Superior: o programa Capes-PrInt e a América Latina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v9n19e25593

Abstract

O presente artigo analisa o processo de internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil, com foco na América Latina, a partir dos dados do Relatório Parcial do Capes-PrInt de 2020. A internacionalização é vista como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento acadêmico e científico, promovendo parcerias estratégicas com países desenvolvidos e em desenvolvimento. O estudo destaca a relevância das políticas de cooperação internacional, evidenciando a liderança do Brasil na região e a importância de fortalecer os laços com outros países latino-americanos. A análise revela que, embora haja predomínio de colaborações com países europeus e norte-americanos, as parcerias com nações latino-americanas como Argentina, México e Chile são significativas. O artigo também aborda as críticas ao programa Capes-PrInt, principalmente no que diz respeito à distribuição seletiva dos recursos, que alguns consideram competitiva e excludente. Conclui-se que a internacionalização, apesar dos desafios e das restrições orçamentárias, é essencial para o fortalecimento da pesquisa acadêmica, a modernização das instituições de ensino superior e a inserção do Brasil no cenário global, promovendo uma integração mais efetiva com os países da América Latina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giovanni Miraveti Carriello, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação e doutorando em Ciência dos Materiais, com formação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Atua de forma integrada nas áreas de Ensino de Química, Educação em Ciências e Ciência dos Materiais, com pesquisas voltadas ao ensino, à linguagem e à terminologia científica, à análise de conceitos químicos e à formação de professores, bem como ao desenvolvimento de estudos em síntese e caracterização de materiais inorgânicos e poliméricos. Possui produção acadêmica nas áreas de Ensino de Química, Educação em Ciências e Ciência dos Materiais e atua na orientação de trabalhos de graduação, integrando ensino, pesquisa e extensão.

Luana Almeida Cardoso Sampaio Domingues, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGEd-So) e licenciada em Química pela mesma instituição. Durante a graduação, foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), atuando em projetos de ensino e pesquisa. Atualmente, é professora de Química no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), em Sorocaba (SP), e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Formação de Professores (GEPECFP/UFSCar). Possui experiência em nanotecnologia aplicada à Química, ensino de Química e Ciências da Natureza, com atuação também nas áreas de Biologia, Física e Matemática, além de formação inicial de professores no âmbito do Estágio Supervisionado em Capacitação Docente (PESCD/UFSCar).

Naylson Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba) integrando a linha de pesquisa em Ensino de Ciências. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GPECFP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba (2023). Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba (2019). Atua como Técnico em Química na empresa Amazônia Azul Tecnologias e Defesa S.A (AMAZUL) desde 2014, hoje alocado no projeto do Reator Multipropósito Brasileiro na cidade de Iperó. Atuou como Professor do Ensino Fundamental e Médio, em contrato temporário na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, vinculado a diretoria de ensino de Sorocaba no período de 2022 a 2025. Foi militar de carreira do Corpo Auxiliar de Praças da Marinha do Brasil, exercendo função de técnico em química no período de 2011-2014. Atuou como técnico em química no Laboratório de Análises de Qualidade de água, alimentos, cosméticos e ambientes QUALIAGUA (2011).

Idelzuite Azevedo Alcântara Leme, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos- PPGEd-So. Atua na Educação Básica como professora de ciências na rede municipal de Sorocaba

João Batista dos Santos Junior, Universidade Federal de São Carlos

Professor associado do departamento de Física, Química e Matemática da universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba. Atua na área de Ensino de Química. Doutor e mestre em Ensino de Ciências (modalidade Química) no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo. Professor permanente do programa de pós graduação em educação da UFSCar (PPGEd-Sor) atuando na linha de educação em Ciências.. É líder do grupo de pesquisa em educação científica e formação de professores (GEPECFP) é integrante do grupo de de pesquisa em educação química (GEPEQ). Foi coordenador de área dos programas PIBID e atualmente do Residência Pedagógica. Foi especialista da equipe técnica de química da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo no período de 2008 a 2013. Professor efetivo de Química da rede estadual entre 1998 a 2008.

Published

2026-01-31

How to Cite

CARRIELLO, Giovanni Miraveti; DOMINGUES, Luana Almeida Cardoso Sampaio; FERREIRA, Naylson; LEME, Idelzuite Azevedo Alcântara; SANTOS JUNIOR, João Batista dos.
Parcerias estratégicas na Educação Superior: o programa Capes-PrInt e a América Latina
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 9, n. 19, p. 1–23, 31 Jan. 2026 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/25593. Acesso em: 18 feb. 2026.

Issue

Section

Artigos