Uma discussão sobre o estudo de grupos sociais a partir de Norbert Elias: “um percurso entre o Cila da Física e o Caríbides da Metafísica”
DOI :
https://doi.org/10.18764/2595-9549v9n19e24114Mots-clés :
Norbert Elias; Procedimentos teóricos-metodológicos; Grupos sociais; Ciências físico-químicas; Sociologia.Résumé
Este trabalho desenvolveu uma discussão sobre procedimentos teóricos-metodológicos adequados à análise sociológica de grupos sociais. Para fazê-la, partiu das argumentações de Norbert Elias e as correlacionou a alguns posicionamentos de outros autores, sobre o mesmo assunto. Portanto, contou com o recurso metodológico da revisão bibliográfica. A hipótese que sustentamos derivou da ideia de que os modelos sociológicos que dispomos para analisarmos grupos sociais, são antes, parte de um processo social de longa duração, que modulou nossos modos de pensar e falar, de origens, dos domínios mágico-mítico e das ciências naturais e, por isso, surtem como inadequados à reflexão e análise dos fenômenos sociais. Chegamos às conclusões de que a complexidade de algumas das teorias sociológicas modernas e a incompreensão dos pesquisadores acerca de quais instrumentos metodológicos utilizar para a análise de grupos sociais, por exemplo, derivam, em grande medida, de transposições teóricas e conceituais das ciências físico-químicas. Por fim, este trabalho se direciona para os estudos de estratégias metodológicas e sistematização de dados relativos à pesquisas na área da sociologia.
Téléchargements
Références
BOURDIEU, Pierre. Espaço social e gênese das classes. In___ O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
DURKHEIM, Émile. (1895). As regras do método sociológico. Paris. Alcan, p.16; nova ed., Paris, PUF (Col. “Quadrige”), 1995.
ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 1999.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
GOFFMAN, Erving. 1951. “Symbols of Class Status.” The British Journal of Sociology 2(4): 294-304.
HALBWACHS, Maurice. (1972). A estatística na Sociologia, 1935, reproduzido in. M. Halbwachs, Maurice. Classes sociais e morfologia, Paris, Ed. De Minuit, p. 329-348.
LENOIR, Remi. Objeto sociológico e problema social. In Champagne, Patrick et al. Iniciação à prática sociológica. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
NICOLAU NETTO, Michel; MICHETTI, Miqueli. Os Mundos da distinção: turismo e capital cultural na globalização, para além da tese do cosmopolitismo. REPOCS, 2023.
SIMÉANT-GERMANOS, Johanna. Situando o campo empírico do internacional. REPOCS/UFMA, v.20, n.02, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






