Desafios e perspectivas atuais na formação docente: revisitando os escritos de Freire (1996), Libâneo (1998) e Perrenoud (2000)

Auteurs-es

  • Josélia Gomes Neves Universidade Federal de Rondônia

DOI :

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e25725%20

Mots-clés :

Educação crítica, Formação docente, Ensino, Aprendizagem

Résumé

Em um mundo capitalista cada vez mais globalizado, digital, consumista e excludente, a educação crítica é interpelada para assegurar processos formativos docentes de qualidade, mediante a construção de reciprocidades entre educar, aprender e ensinar tendo por referência os desafios postos pela prática social e o mundo do trabalho. Esses elementos mobilizaram o presente artigo que tem a finalidade de apresentar uma reflexão a respeito das exigências para a formação docente no século XXI a partir da retomada das contribuições teóricas de Freire (1996), Libâneo (1998) e Perrenoud (2000), por meio da pesquisa bibliográfica. Foi possível observar que parte significativa dessas análises seguem relevantes para a interpretação das demandas colocadas para a formação de professores e professoras na atualidade. A retomada dos textos citados possibilitou compreender, dentre outros aspectos, que a formação docente desse século exige docências reflexivas que pensem sobre o que fazem, que se apropriemdos recursos tecnológicos, que assumama responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissionaldado à dinamicidade do próprio conhecimento e que lutem para assegurar suas participações na implementação das políticas educativas. A releitura dos referidos textos, é relevante na medida que possibilita a oportunidade de fazer um balanço pedagógico do que foi feito, daquilo que ainda não foi possível realizar e a identificação das novas demandas que têm surgido.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar. Docente na Universidade Federal de Rondônia – Campus Urupá de Ji-Paraná. Professora do Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

 

Références

BARROS, M. d. G.; CARVALHO, A. B. G. C. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC.; CARVALHO, ABG., (orgs.). Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 209-232.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. [digital]. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

DAVID, Nivaldo Antônio Nogueira. Entrevista José Carlos Libâneo - Perspectivas de uma pedagogia emancipadora face às transformações do mundo contemporâneo. Pensar a Prática, n. 1, p. 1-21,jan./jun.1998.

LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. Goiânia: Edição do autor, 2002.

José Carlos Libâneo

MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.

NEVES, Josélia Gomes; BRUN, Diléia da Silva; SILVA, Vaneska José Nunes da Silva; GOMES, Viviane. Didática, para que? Refletindo o processo de ensinar e aprender matemática... Revista Iberoamericana de Educación. Revista Iberoamericana de Educación, n.º 40/2, 10 de octubre de 2006.

NEVES, Josélia Gomes. Didática Intercultural Indígena – A Educação Ameríndia e seus processos próprios de aprender e ensinar. In: Anais XXI Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino [recurso eletrônico] Uberlândia: FACED/UFU, 2023.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa/Dom Quixote, 1995. p.15-33.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n.1, p.11-20, 1999.

TEIXEIRA, C. de J.; MOURA, E. M. B. de; FERNANDES SILVA, E.; MOREIRA, G. E. Ciclos de aprendizagem no Distrito Federal: o fluxo escolar no período de 2014 a 2019. Jornal de Políticas Educacionais. v. 16, fevereiro de 2022.

PEREIRA, Ana Carolina Reis. Os desafios do uso da tecnologia digital na educação em tempos de pandemia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 187–205, 2022.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.

Téléchargements

Publié-e

2025-04-10

Comment citer

NEVES, Josélia Gomes.
Desafios e perspectivas atuais na formação docente: revisitando os escritos de Freire (1996), Libâneo (1998) e Perrenoud (2000)
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–22, 10 avr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/25725. Acesso em: 16 août 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos