O discurso pela f(r)esta: reflexões foucaultianas sobre o bumba-meu-boi

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26099

Parole chiave:

Bumba-meu-boi, discurso, mídia, poder

Abstract

O bumba-meu-boi, manifestação típica da cidade de São Luís, emerge de uma combinação de práticas culturais originárias de diferentes povos - indígenas, africanos e europeus. Neste artigo, partimos da questão: que condições possibilitaram a emergência da festa do Bumba-meu-boi como um símbolo da cultura maranhense? A fim de que essa pergunta seja respondida, apresentamos alguns acontecimentos que corroboraram para que o discurso da festa como marca de uma identidade local fosse construído. Propomos uma análise discursiva, de viés foucaultiana, dessa trajetória de (in) visibilidade da festa do Bumba-meu-boi, seguindo os seguintes objetivos: i) discutir a emergência da festa no Brasil; ii) apresentar alguns movimentos de sentidos sobre a festa na capital maranhense; iii) analisar uma propaganda oficial do Governo maranhense, pontuando as relações de poder-saber. A análise indica que a indústria do turismo apaga contradições da história para transformar a festa em um produto para consumo.  

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Mônica da Silva Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Atualmente é professora associada IV, do Departamento de Letras, Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD/CNPq). Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Entretextos (DELER/UFMA). Coordenadora local do PROCAD Amazônia UFT-UFMA-UFSC (2020-2024). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, poderes, subjetividades.

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, I, L. Foucault e a crítica do sujeito. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.

BAKHTIN, M. A cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.

CARVALHO, M. M. P. Matracas que desafiam o tempo: é o Bumba-boi do Maranhão. Um estudo da tradição modernidade na cultura popular. São Luís: EDUFMA, 1995.

CASCUDO, L. C. Literatura Oral no Brasil. 2a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio/INL, 1978.

CRUZ, M. S. O discurso pela f(e)sta: espaço e produção de indentidades. 218f. (Tese de Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras de Unesp-. Araraquara: São Paulo, 2005.

FERNANDES, Natalia Ap. Morato. A política cultural à época da ditadura militar. Contemporânea. V. 3, nº1. Jan.-Jun. 2013.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luis Felipe Baeta Neves. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. A ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

FOUCAULT, M. História da sexualidade do Discurso (I): a vontade de saber. Tradução de Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de janeiro: Graal, 2001.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis (RJ): Vozes, 1987.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GUATTARI, F. Espaço e corporeidade. In: GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 26a. ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1995.

HALBWACHS, M. A Memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

LONDRES, M. J. Literatura popular. In: PIZARRO, Ana (Org.). América Latina: Palavra, literatura e Cultura. Vol.2: Emancipação do Discurso, São Paulo: memorial; Campinas: UNICAMP,1994.

MARQUES, E. Mídia e experiência estética na cultura popular: o caso do Bumba-meu-boi. São Luís: Imprensa universitária, 1999.

PRADO, R. P.S. Todo ano tem: as festas na estrutura social camponesa. Rio de Janeiro: Museu Nacional, 1977. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Mimeo.

RIBEIRO, D. O povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

REIS, J. R. S. Bumba-meu-boi: o maior espetáculo popular do Maranhão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco,1980.

RODRIGUES, A. B. Turismo e espaço: rumo a um conhecimento transdisciplinar. São Paulo: Hucitec, 1997.

SAVIOTTI, G. Filosofia do teatro: tendências estéticas e gosto representativo das origens à formação do drama moderno. Lisboa: Ed. Inquérito, 1945.

VEJA. São Paulo: Abril, 25 de abril de 2001 - Edição 1697; Ano 34; p.58

WARNIER, J.P.A mundialização da cultura. Bauru (SP): Edusc, 2000.

Pubblicato

2025-04-10

Come citare

CRUZ, Mônica da Silva.
O discurso pela f(r)esta: reflexões foucaultianas sobre o bumba-meu-boi
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–21, 10 apr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26099. Acesso em: 16 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos