Machado de Assis: realismos à sua maneira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26431

Palavras-chave:

Machado de Assis, Realismo literário, Estética, Crítica literária

Resumo

Machado de Assis é um dos autores brasileiros a quem a crítica literária mais tem se dedicado. Isso se deve não apenas à vasta produção do pai de Capitu, mas também à qualidade de sua narrativa, especialmente no que tange às obras publicadas a partir de 1880. Com uma produção literária que se destaca pela sua qualidade narrativa, ressalta-se uma problemática em torno de Machado de Assis que se estende até os dias atuais: a sua classificação estética, isto é, uma certa incongruência entre o que tínhamos e ainda temos nos livros didáticos e nos manuais de literatura e o que observa a crítica atualmente. Nesse sentido, este artigo propõe um diálogo entre conceitos do realismo filosófico e literário e trechos da obra machadiana, a fim de ampliar nosso entendimento sobre o estilo do autor. As bases teóricas para estas reflexões são de René Wellek (1963), Alexander Baumgarten (1993), José Ferrater Mora (2001), Ian Watt (1990), Gustavo Bernardo (2011), Roberto Schwarz (2000), José Guilherme Merquior (2011), George Lukács (2009) e Augusto Meyer (1964, 2008), os quais permitem ampliar entendimentos sobre o estilo machadiano. Os resultados apontam que, embora haja elementos que garantam verossimilhança e crítica social, como a representação da hipocrisia burgues a, a narrativa conduzida por um defunto-autor e a perspectiva unilateral e cínica do narrador desafiam os critérios fundamentais do realismo tradicional. Conclui-se que Machado constrói uma poética dialética que funde e tensiona elementos de diferentes escolas estéticas, recusando enquadramentos rígidos. 

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Biografia do Autor

Dariana Paula Silva Gadelha, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta e vice-coordenadora do Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorado e mestrado em Letras, com área de concentração em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras Português/Espanhol/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Professora Efetiva do Estado do Ceará, ministrando aulas de Língua Portuguesa para o ensino básico na Escola Estadual de Educação Profissional Mário Alencar. Foi coordenadora de estágio no Curso noturno de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente ministra disciplinas voltadas para a formação docente (Estágios e Práticas Curriculares). Desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura Comparada, Prática Leitora e Produção Textual.

Elen Karla Sousa da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Letras - Estudos da Literatura, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Foi bolsista de doutorado do CNPq, desenvolvendo a pesquisa sobre Conceição Evaristo. Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Tem Especialização em Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2008).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Literatura de autoria feminina e Literatura negro-brasileira.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

GADELHA, Dariana Paula Silva; SILVA, Elen Karla Sousa da.
Machado de Assis: realismos à sua maneira
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–17, 29 Abr 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26431. Acesso em: 27 jun 2025.