Desafios socioambientais decorrentes da expansão da fronteira Amazônica no contexto do desmatamento regional
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23154Parole chiave:
Fronteiras, Amazônia Legal Brasileira, Desmatamento, Barômetro da SustentabilidadeAbstract
No presente artigo, são exploradas as relações entre a dinâmica das fronteiras na Amazônia Legal brasileira em resposta ao processo de criação de municípios, os impactos do desmatamento ao longo do tempo e as suas relações com as mudanças climáticas e sustentabilidade, que agravam a fragilização socioeconômica e ambiental da região. A revisão bibliográfica nos permitiu refletir, analisar e interpretar os dados obtidos, confirmando os desafios crescentes enfrentados desde a década de 50 devido à urbanização desordenada, expansão das fronteiras agropecuárias e aumento do desmatamento. Sendo que, os munícipios criados após 1970 não apresentam diferença significativa de desempenho em comparação com aqueles mais antigos, conforme indicado pelo Barômetro da Sustentabilidade, e ainda se constata que todos os municípios da AL se encontram em níveis intermediários de Bem-Estar Humano e Ambiental. Nesse contexto as extensas alterações ecológicas causadas pelo desmatamento e seus impactos ambientais não são compensadas por um desempenho diferenciado das condições socioeconômicas.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.