Desafios socioambientais decorrentes da expansão da fronteira Amazônica no contexto do desmatamento regional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23154

Parole chiave:

Fronteiras, Amazônia Legal Brasileira, Desmatamento, Barômetro da Sustentabilidade

Abstract

No presente artigo, são exploradas as relações entre a dinâmica das fronteiras na Amazônia Legal brasileira em resposta ao processo de criação de municípios, os impactos do desmatamento ao longo do tempo e as suas relações com as mudanças climáticas e sustentabilidade, que agravam a fragilização socioeconômica e ambiental da região. A revisão bibliográfica nos permitiu refletir, analisar e interpretar os dados obtidos, confirmando os desafios crescentes enfrentados desde a década de 50 devido à urbanização desordenada, expansão das fronteiras agropecuárias e aumento do desmatamento. Sendo que, os munícipios criados após 1970 não apresentam diferença significativa de desempenho em comparação com aqueles mais antigos, conforme indicado pelo Barômetro da Sustentabilidade, e ainda se constata que todos os municípios da AL se encontram em níveis intermediários de Bem-Estar Humano e Ambiental. Nesse contexto as extensas alterações ecológicas causadas pelo desmatamento e seus impactos ambientais não são compensadas por um desempenho diferenciado das condições socioeconômicas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Francinelli de Angeli Francisco, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Doutora e Pós-Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará – PPGCA/UFPA. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq, Nível A.

Peter Mann de Toledo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Universidade Federal do Pará (UFPA)

PhD em Geologia pela Universidade do Colorado, Estados Unidos. Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Pará – PPGCA/UFPA, em convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Amazônia Oriental) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA/UFPA.

Andréa dos Santos Coelho, Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA)

Mestra e Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UFPA, em convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Amazônia Oriental) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Professora Efetiva AD-4 na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-28

Come citare

FRANCISCO, Francinelli de Angeli; TOLEDO, Peter Mann de; COELHO, Andréa dos Santos.
Desafios socioambientais decorrentes da expansão da fronteira Amazônica no contexto do desmatamento regional
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23154, 28 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23154. Acesso em: 4 feb. 2025.