Desafios socioambientais decorrentes da expansão da fronteira Amazônica no contexto do desmatamento regional
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23154Palavras-chave:
Fronteiras, Amazônia Legal Brasileira, Desmatamento, Barômetro da SustentabilidadeResumo
No presente artigo, são exploradas as relações entre a dinâmica das fronteiras na Amazônia Legal brasileira em resposta ao processo de criação de municípios, os impactos do desmatamento ao longo do tempo e as suas relações com as mudanças climáticas e sustentabilidade, que agravam a fragilização socioeconômica e ambiental da região. A revisão bibliográfica nos permitiu refletir, analisar e interpretar os dados obtidos, confirmando os desafios crescentes enfrentados desde a década de 50 devido à urbanização desordenada, expansão das fronteiras agropecuárias e aumento do desmatamento. Sendo que, os munícipios criados após 1970 não apresentam diferença significativa de desempenho em comparação com aqueles mais antigos, conforme indicado pelo Barômetro da Sustentabilidade, e ainda se constata que todos os municípios da AL se encontram em níveis intermediários de Bem-Estar Humano e Ambiental. Nesse contexto as extensas alterações ecológicas causadas pelo desmatamento e seus impactos ambientais não são compensadas por um desempenho diferenciado das condições socioeconômicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.