"Cada senhora dez dedos, cada dedo é uma memória": Uma narrativa da histórias e memórias de mulheres marabaixeiras e a cidade de Macapá - AP
Resumo
“EVERY LADY TEN FINGERS, EVERY FINGER IS A MEMORY”:
A narrative of the stories and memories of marabaixeiras women and the city of Macapá -AP.
“CADA SEÑORA DIEZ DEDOS, CADA DEDO ES UNA MEMORIA”:
Uma narración de las historias y recuerdos de las mujeres marabaixeiras y la ciudad de Macapá -AP.
Resumo
Este artigo visa apresentar as histórias e memórias de mulheres que fazem parte de uma manifestação cultural afroreligiosa do catolicismo popular da Amazônia que acontece no estado do Amapá: o Marabaixo. A partir de autoras como Maria Odila Leite da Silva Dias, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Piedade Lino Videira e Ecléa Bosi juntamente com as narrativas orais de Tia Zezé e Tia Zefa busco realizar uma nova compreensão de uma história que se entrelaça: a história do Marabaixo e a história da cidade de Macapá. Nesse sentido, pelo fortalecimento da história das mulheres na Amazônia e especialmente a história das mulheres do estado do Amapá, utilizo a história oral como metodologia para o um registro das experiências destas mulheres marabaixeiras acionadas a partir de suas memórias que são importantes e decisivas para desmistificar uma narrativa oficial da história da cidade e para contar os outros lados dos processos históricos desta manifestação cultural. Tais narrativas e processos se encontram nas vozes da Tias que nos fazem refletir e entender que a história da cidade está intrinsecamente ligada a história das populações afrodescendentes no estado, contadas e cantadas pelo Marabaixo.
Palavras-chave: Mulheres, memória, marabaixo, Macapá.
Abstract
This article aims to present the stories and memories of women who are part of an Afro-religious cultural manifestation of popular Catholicism in the Amazon that takes place in the state of Amapá: Marabaixo. From authors such as Maria Odila Leite da Silva Dias, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Piedade Lino Videira and Ecléa Bosi together with the oral narratives of Tia Zezé and Tia Zefa I seek to realize a new understanding of a story that is intertwined: the history of Marabaixo and the history of the city of Macapá. In this sense, by strengthening the history of women in the Amazon and especially the history of women in the state of Amapá, I use oral history as a methodology for recording the experiences of these marabaixeiras women, triggered by their memories that are important and decisive to demystify an official narrative of the city's history and to tell the other sides of the historical processes of this cultural manifestation. Such narratives and processes are found in the voices of aunts that make us reflect and understand that the history of the city is intrinsically linked to the history of Afro-descendant populations in the state, told and song by Marabaixo.
Keywords: Women, Memory, Marabaixo, Macapá.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo presentar las historias y memorias de mujeres que forman parte de una manifestación cultural afro-religiosa del catolicismo popular en la Amazonía que se desarrolla en el estado de Amapá: Marabaixo. De autores como Maria Odila Leite da Silva Dias, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Piedade Lino Videira y Ecléa Bosi junto con las narrativas orales de Tia Zezé y Tia Zefa busco realizar una nueva comprensión de una historia que se entrelaza: la historia de Marabaixo y la historia de la ciudad de Macapá. En este sentido, al fortalecer la historia de las mujeres en la Amazonía y especialmente la historia de las mujeres en el estado de Amapá, utilizo la historia oral como metodología para registrar las vivencias de estas mujeres marabaixeiras, desencadenadas por sus recuerdos que son importantes y decisivos para desmitificar. una narrativa oficial de la historia de la ciudad y para contar las otras caras de los procesos históricos de esta manifestación cultural. Tales narrativas y procesos se encuentran en las voces de Tías que nos hacen reflexionar y comprender que la historia de la ciudad está intrínsecamente ligada a la historia de las poblaciones afrodescendientes en el estado, contada y cantada por Marabaixo.Palabras-clave: Mujeres, Memoria, Marabaixo, Macapá.
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