ANÁLISE DO PERFIL RACIAL DOCENTE NOS CURSOS DE TURISMO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.30

Palavras-chave:

Racismo estrutural, ensino de Turismo, desigualdade racial, docência no ensino superior

Resumo

Este artigo analisa o perfil racial dos docentes de cursos de Turismo em dez (10) universidades públicas brasileiras, distribuídas pelas cinco regiões administrativas do país. Buscou-se verificar a proporção de professores negros nos cursos, considerando-se o conceito de racismo estrutural no Brasil. O estudo foi conduzido por meio de levantamento bibliográfico e de análise qualitativa de dados obtidos por meio de pesquisa documental. Observou-se que a presença de negros na docência de 10 cursos de Turismo das universidades públicas brasileiras é de 3,6%, sendo que 90,3% dos professores são brancos. Apenas 12 docentes foram categorizados como “sem informação racial”. Diante disso, percebe-se a desigualdade e a falta de representatividade entre os docentes negros e brancos dos cursos de Turismo no Brasil.

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Biografia do Autor

Juliel Souza da Silva, Universidade de São Paulo

Graduado em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo (2012). Graduando em Lazer e Turismo pela EACH-USP. Possui ampla experiência no campo da hospitalidade. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória - GEPHOM-EACH/USP.

Valéria Barbosa de Magalhães, Universidade de São Paulo

Docente da EACH/USP. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Movimentos Sociais e Participação Social/USP. Doutora em História Social. Coordenadora do GEPHOM/USP (Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória/USP: www.each.usp.br/gephom).

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Silva, J. S. da, & Magalhães, V. B. de. (2022). ANÁLISE DO PERFIL RACIAL DOCENTE NOS CURSOS DE TURISMO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(13), 126–149. https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.30