TRANSCENDENDO AS FRONTEIRAS COLONIAIS

Por um ensino de literatura africana anglófona

Autores

  • Ewerton Batista-Duarte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Diana Navas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.32

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Literatura africana anglófona, Invisibilidade, Decolonização

Resumo

Os textos literários, de forma geral, são escassamente contemplados nos materiais didáticos de Língua Inglesa disponibilizados na Educação Básica. Quando presentes, tais textos, além de adaptados e representativos de apenas alguns gêneros literários, como a poesia e o conto, são quase que exclusivamente de autores estadunidenses e britânicos, de modo que os alunos acabam por ser expostos exclusivamente à literatura canônica do colonizador e das potências imperialistas. É esta questão que constitui o cerne da reflexão do presente estudo. A partir de concepções decoloniais (QUIJANO, 1992) e dos estudos pós-coloniais (BHABHA, 1998; SAID, 2007, 2011), como também da leitura dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica brasileira, objetivamos evidenciar a invisibilidade da literatura dos países africanos anglófonos no ensino de Língua Inglesa e as consequências desse apagamento. A análise, de cunho qualitativo, trata-se de revisão bibliográfica e visa contribuir com as discussões em torno do movimento de descolonização do ensino de Língua Inglesa nos currículos e nas práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Ewerton Batista-Duarte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau) e doutorando, com bolsa CAPES, em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em parceria com a University of Lagos, na Nigéria. Pesquisador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL).

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professora e coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL) pela PUC-SP. 

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Batista-Duarte, E., & Navas, D. (2022). TRANSCENDENDO AS FRONTEIRAS COLONIAIS: Por um ensino de literatura africana anglófona . Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(13), 166–179. https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.32