TRANSCENDENDO AS FRONTEIRAS COLONIAIS
Por um ensino de literatura africana anglófona
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n13.2022.32Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, Literatura africana anglófona, Invisibilidade, DecolonizaçãoResumo
Os textos literários, de forma geral, são escassamente contemplados nos materiais didáticos de Língua Inglesa disponibilizados na Educação Básica. Quando presentes, tais textos, além de adaptados e representativos de apenas alguns gêneros literários, como a poesia e o conto, são quase que exclusivamente de autores estadunidenses e britânicos, de modo que os alunos acabam por ser expostos exclusivamente à literatura canônica do colonizador e das potências imperialistas. É esta questão que constitui o cerne da reflexão do presente estudo. A partir de concepções decoloniais (QUIJANO, 1992) e dos estudos pós-coloniais (BHABHA, 1998; SAID, 2007, 2011), como também da leitura dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica brasileira, objetivamos evidenciar a invisibilidade da literatura dos países africanos anglófonos no ensino de Língua Inglesa e as consequências desse apagamento. A análise, de cunho qualitativo, trata-se de revisão bibliográfica e visa contribuir com as discussões em torno do movimento de descolonização do ensino de Língua Inglesa nos currículos e nas práticas educacionais.
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