La noire de (1966) e a perda da negritude: diálogos entre Ousmane Sembène e Frantz Fanon

Autores

  • Luiz Ricardo Resende Silva Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n17.2024.15

Palavras-chave:

Frantz Fanon, Máscara branca, Cinema africano, Negritude

Resumo

Ousmane Sembène (1923 - 2007) é considerado um dos maiores cineastas africanos. A partir de suas produções ele instituiu modelos basilares para a produção cinematográfica do continente, e trouxe às telas princípios tradicionais e denúncias a colonização em Áfricas. Esse ensaio busca analisar um de seus primeiros filmes, La noire de... (1966), a partir da perspectiva da obra do psicanalista Frantz Fanon (1925 - 1961), mais especificamente Pele negra, máscaras brancas (2008) e Os condenados da terra (2010). Fanon trata, em seus escritos, de um processo violento de perda da negritude pelos africanos colonizados, processo esse demonstrado na narrativa agoniante de La noire de... (1966). 

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Silva, L. R. R. (2025). La noire de (1966) e a perda da negritude: diálogos entre Ousmane Sembène e Frantz Fanon: . Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 7(17). https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n17.2024.15