v. 8 n. 19 (2025): Edição especial: Diálogos de políticas e experiências Sul-Sul - Brasil e Cuba

Capa: Daniele Corta Rufino (PPGGEO/UFMA)

Edição especial: Diálogos de políticas e experiências Sul-Sul - Brasil e Cuba

Publicado: 2025-10-09

Artigos

  • A REVOLUÇÃO PELAS LETRAS E A JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO NO MARANHÃO: um mapeamento do “Sim, eu posso” e os seus impactos sociais no combate ao analfabetismo

    Cristiano Benigno Machado, Sávio José Dias Rodrigues, José Jonas Borges da Silva
    3-16
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25860
  • PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ações da Liesafro para uma educação antirracista

    João Lucas Lira da Silva, Marcelo Pagliosa Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25652
  • EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: importância, contribuições e os desafios encontrados por professores aptos para a sua execução.

    Layla Thais da Silva Ferreira, Madja Drianny Ribeiro Ferreira, Cidinalva Silva Câmara
    28-41
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25651
  • TRANSVERSALIZANDO ANGELA DAVIS: Análise interseccional e histórica de mulheridades e travestilidades negras na contemporaneidade

    Lindleyrlan Ramos Silva, Samarone Carvalho Marinho
    42-50
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25537
  • USOS DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO E DISCURSO DE MODERNIZAÇÃO DO MATOPIBA

    Ellen Cristinne da Silva Ambrosio, Sávio José Dias Rodrigues
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25646
  • NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES NA OBRA VENCIDOS E DEGENERADOS (1915) DE NASCIMENTO MORAES

    Lívia Teixeira Costa
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25657
  • JOSÉ MARTÍ E PAULO FREIRE: A educação como obra de infinito amor

    Maristela Sena dos Santos, Viviane de Oliveira Barbosa
    65-78
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25692
  • ANÁLISE DA RESOLUÇÃO Nº 2.858: Acessibilidade e inclusão na Universidade Federal do Maranhão

    Thais Ribeiro Santos, Anderson Oliveira Silva Junior, Teresa Cristina Lafontaine
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26484
  • EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA: A prática pedagógica da Liesafro na escola quilombola Luiz Alves Ferreira

    Sheila Cristina Costa Carreiro, Marcelo Pagliosa Carvalho , Margareth Argemira de Almeida
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25637
  • ARTESANATO INCLUSIVO: Relato de experiência sobre a participação de um aluno surdo na escola municipal de Santa Inês/MA/BRASIL

    Gracy Kelia Lopes Silva, Agnes Riquelle Carvalho Marques, Sandro José de Sousa Cruz, Teresa Cristina Lafontaine
    105-115
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26139
  • TERRITORIALIDADE E ETNICIDADE EM CAMAPUTIUA: resistências de um quilombo no Maranhão profundo

    Nanashara Carneiro Oliveira Santos, Viviane de Oliveira Barbosa
    116-129
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26176
  • PATRIMÔNIO ACESSÍVEL: Relato de experiência sobre a visita guiada para surdos no Teatro Arthur Azevedo

    Helen Vanessa Silva Lopes
    130-138
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26274
  • O MOVIMENTO LGBTQIAPN+ E A NEGRITUDE Raça, Classe, Gênero, Sexualidade E As Diversas Formas De Descriminação

    Evelyn Sabrina Macedo Rocha, Maiza, Tatiane Sales
    139-148
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25656