Sobre a Revista

Foco e Escopo
A Revista Educação e Emancipação é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação de acesso aberto que publica artigos originais de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, oriundos de pesquisas, além de ensaios teóricos. Tem como objetivo incentivar o debate e a produção científica, bem como de propiciar o intercâmbio entre o Programa e outras entidades e pessoas que atuam no campo da Educação e que possam contribuir para a ampliação do conhecimento no referido campo, fomentando a realização de novos estudos. Não cobra taxas para submissão, processamento e disponibilização dos artigos aos autores e demais leitores. No ano de 2017 sua publicação passa a ter periodicidade quadrimestral e só na versão eletrônica.

A partir de 2017, a Revista Educação e Emancipação, além de utilizar o Fluxo Contínuo para recebimento de artigos e ensaios, passou a adotar no último número da edição anual a chamada para Dossiê Temático, com período e tema definidos previamente, para recebimento de artigos, ensaios teóricos, entrevista sobre a temática e resenha. Em ambos os casos, os trabalhos submetidos devem ser inéditos, atender às normas de publicação adotadas pela Revista.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os originais serão submetidos à aprovação pelo Conselho Editorial e Científico da Revista, tratados sem a identificação de autoria. O processo de seleção de trabalhos envolve a apreciação de estudiosos e pesquisadores que compõe o referido Conselho, o qual selecionará os trabalhos a serem publicados, em conformidade com as diretrizes que orientam a submissão de trabalhos.

Cabe aos conselhos editorial e científico condicionarem a aprovação dos trabalhos apresentados para publicação a modificações especificadas em pareceres emitidos por estes.

Emitido os pareceres pelos Conselhos em seguida serão encaminhados para que os autores tomem conhecimento.

O trabalho aceito para publicação será comunicado para o autor que deverá encaminhar Declaração de Transferência de Direitos Autorais a ser fornecido pelo Conselho Editorial Executivo da Revista Educação e Emancipação, não sendo permitido publicá-lo em outro veículo.

Os trabalhos submetidos para a publicação, quando não aceitos, ficarão à disposição dos autores.
Periodicidade
A Revista Educação e Emancipação adota a periocidade Quadrimestral
Política de Isenção de Taxas
A Revista Educação e Emancipação não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.
DECLARAÇÃO DE ACESSO ABERTO
A Revista Educação e Emancipação se compromete com a distribuição acessível do conhecimento. Todos os trabalhos são disponibilizados imediatamente após a publicação. A Educação e Emancipação adota uma licença aberta que oferece ao usuário final o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular o texto completo dos artigos, bem como usar por qualquer outro meio, desde que devidamente citado e sem fins comerciais.
 
A publicação gratuita e irrestrita do conhecimento acadêmico é fundametal para o desenvolvimento de uma ciência moderna e uma sociedade avançada, garantindo que o saber científico esteja acessível a todos, independentemente de limitações financeiras, geográficas ou institucionais. A publicação em acesso aberto reforça o compromisso da revista com  transparência, integridade e a democratização do conhecimento.
DIREITOS AUTORAIS E LICENCIAMENTO
Os autores deverão encaminhar a Declaração de Transferência de Direitos Autorais do artigo, fornecida pelo Conselho Editorial Executivo da Revista Educação e Emancipação (disponível no site), não sendo permitido publicá-lo em outro veículo.
 
A Revista Educação e Emancipação está licenciada com Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY NC ND), permitindo o compartilhamento (cópia e redistribuição) dos textos publicados mediante atribuição de crédito apropriado, uso para fins exclusivamente não comerciais e não derivação dos mesmos.
POLÍTICA DE ANTIPLÁGIO
Além dos termos e declaração de responsabilidade e transferências de direitos autorais, a Revista Educação e Emancipação adota a ferramenta Copy Spider para identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos, tanto em termos de originalidade quanto de ineditismo.
PRESERVAÇÃO DIGITAL
Os arquivos dos artigos da Revista Educação e Emancipação são preservados por meio do serviço de Preservação Digital de Periódicos Eletrônicos Brasileiros disponibilizado pela Rede CARINIANA.