BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.11Palavras-chave:
Bell Hooks, educação como prática da liberdade, comunidade pedagógicaResumo
Neste ensaio, tecemos reflexões sobre a Comunidade Pedagógica elaborada por Bell Hooks (2017), trazendo os contributos de sua ética amorosa, comprometida com as diferenças, para o processo criativo da sala da aula libertadora ancorada na Educação como Prática da Liberdade. Objetiva este ensaio dialogar com princípios éticos e pilares educacionais presentes na Comunidade Pedagógica de Bell Hooks que orientam práticas educativas de enfrentamento ao racismo e todas as formas de exclusão social. Trata-se de um ensaio teórico com reflexões ancoradas em obras de Bell Hooks (2017, 2019, 2020, 2021a, 2021b) e de autores afins ao seu pensamento libertador. Entre os resultados, identificou-se que a ética inscrita na obra de Bell Hooks permite a sensibilização de educadores/as e educando/as para assumirem posturas inclusivas na sala de aula e os pilares educacionais da comunidade pedagógica: abraçar a mudança, a conversação, o ensinar o pensamento crítico, o compartilhar histórias são colaborativos com a práxis da sala de aula libertadora.
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