Educação e Política
sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.6Palavras-chave:
educação, política, pedagogia do conflitoResumo
O presente trabalho se organiza na forma de um ensaio que toma como base para suas reflexões uma análise da realidade política e social do Brasil nos últimos anos e seus possíveis impactos no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes. Nessa seara, são feitas também discussões que abarcam a educação, a escola e a política no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica que se baseia no conflito como ferramenta educativa, bem como o diálogo com autores como Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) e Boaventura de Sousa Santos (2009) com vistas a problematizar o processo educativo contemporâneo e as práticas docentes. Ao fim, sem qualquer pretensão de prescrever modelos a serem seguidos, o trabalho aponta as potencialidades de uma prática docente progressista e dos estudantes como atores envolvidos no processo.
Downloads
Metrics
Referências
ARROYO, Miguel. A escola possível é possível? In. ARROYO, Miguel (orgs.). Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola, 1997.
ARROYO, Miguel. Imagens quebradas. Petrópolis: Vozes, 2005.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
ARROYO, Miguel. O humano é viável? É educável? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 17, n. 35, maio-ago, 2015.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora UNB, 2000.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1991.
DUBET, François. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho. 2003.
DUBET, François. Crisis de la transmisión y declive da la institución. Revista Política y Sociedade, v. 47, n 2, 2010.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Rio de janeiro: melhoramentos, 1973.
FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, Marques. Dicionário Brasileiro. São Paulo: Globo, 2003.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Morais, 1980.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho D’água, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2011 b.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder. São Paulo: Cortez, 2003.
GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito.
São Paulo: Cortez, 2001.
MÉSZÁROS, Istvan. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o perigo vermelho. São Paulo: Fapesp, 2002.
PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez editora, 2010.
RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola à escola necessária. São Paulo: Cortez,
SACRISTAN, José Gimeno. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Pedagogia do Conflito. In. FREITAS, Ana Lúcia Sousa de; MORAES, Salete Campos de (orgs.). Contra o desperdício da experiência. Porto Alegre: redes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.