Entre insurgências e ataques a educação
a formação continuada na perspectiva da educação humanizadora como forma de resistência e esperança
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.30Palavras-chave:
formação continuada, educação humanizadora, práticas educativasResumo
A formação continuada de professores, articulada com a perspectiva de uma educação humanizadora, apresenta-se como tema deste artigo, que tem como objetivo analisar como a formação continuada na perspectiva da educação humanizadora pode contribuir com novas perspectivas para o contexto educacional, estabelecendo nexos com práticas que favoreçam o enfrentamento das dificuldades encontradas no atual momento histórico de nosso país. Para tanto, realizamos uma reflexão-crítica a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, interseccionando diálogo com algumas contribuições teóricas que aproximam-se da temática proposta. Como contribuições deste exercício reflexivo, identifica-se a possibilidade e a relevância de revisitar as concepções e práticas de formação continuada, buscando qualificar os processos formativos, acolhendo e contemplando olhares sobre os aspectos subjetivos em torno do processo de ensino e aprendizagem. Pode-se inferir, ainda, a necessidade em retomar a reflexão sobre a ética, o respeito, a resiliência e o empoderamento intelectual diante do contexto em que nos situamos. Esse processo forma, modifica e auxilia os professores em formação, partindo da reflexão teórica e prática, para um ensino que liberta e humaniza, abrindo assim espaço para outras formas de ser professor e fazer educação.
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