Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo

Autores

  • Alanne Cruz Sousa
  • Damares Araujo Teles
  • Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p241-259

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar. Pedagogo. Prática Pedagógica

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa sobre a relevância da atuação do pedagogo por meio de práticas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento de crianças, que por motivos de tratamento de saúde se encontram hospitalizadas, e por isso não podem frequentar a escola regular. Entretanto, com a atuação do pedagogo no hospital esta situação muda e o jovem estudante passa novamente a ter acesso aos estudos. Por isso, o objetivo deste estudo foi refletir sobre como ocorre a prática do pedagogo como agente educador, reconhecendo de que forma esse trabalho tem colaborado no processo de ensino e aprendizagem de crianças em um hospital na cidade de Parnaíba-PI. Esta pesquisa está embasada nos seguintes teóricos: Cunha (2001), Covic (2011), Matos e Mugiatti (2011), entre outros. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é do tipo qualitativa e como procedimentos de coleta de dados utilizamos a observação, a entrevista e o questionário. Os sujeitos da pesquisa foram duas pedagogas que trabalham no hospital e que realizam importantes atividades, tanto na brinquedoteca quanto nos leitos. Os resultados do estudo revelam que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas pedagogas ultrapassam os muros da escola e contribuem na educação de crianças e jovens hospitalizados, colaborando com a autoestima dessas crianças, bem como possibilitando que elas retornem aos estudos de uma maneira diferenciada, que as estimula à aprendizagem.

Palavras-Chave: Pedagogia Hospitalar. Pedagogo. Prática Pedagógica.

Hospital Pedagogy: the relevance of the pedagogue's performance

Abstract

This article presents the results of a research on the relevance of the pedagogue 's performance through pedagogical practices that help the development of children who are hospitalized for health treatment and therefore cannot attend regular school. However, with the performance of the pedagogue in the hospital this situation changes and the young student again has access to the studies. Therefore, the objective of this study was to reflect on how the practice of the educator occurs as an educating agent, recognizing how this work has collaborated in the teaching and learning process of children in a hospital in the city of Parnaíba-PI. This research is based on the following theorists: Cunha (2001), Covic (2011), Matos and Mugiatti (2011), among others. The methodology used to conduct the research is of the qualitative type, and as data collection procedures we used the participant observation, the interview and the questionnaire. The subjects of the research were two pedagogues who work in the hospital and who carry out important activities, both in the toy library and in the beds. The results of the study reveal that the pedagogical practices developed by the pedagogues go beyond the walls of the school and contribute to the education of children and young people hospitalized, collaborating with the children's self-esteem, as well as allowing them to return to their studies in a different way. Stimulates learning.

Keywords: Hospital Pedagogy. Pedagogue. Pedagogical Practice.

La pedagogía hospitalaria: la relevancia de la obra del pedagogo

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una encuesta sobre la relevancia de la actuación del profesor a través de prácticas pedagógicas que ayudan en el desarrollo de los niños por razones de cuidado de la salud son hospitalizados, y por lo tanto no pueden asistir a la escuela regular. Sin embargo, con el papel del profesor en el hospital esta situación cambia y el joven estudiante pasa de nuevo para tener acceso a los estudios. Por tanto, el objetivo de este estudio fue reflexionar sobre cómo funciona la práctica del profesor como agente educador, reconociendo que este trabajo ha colaborado en la enseñanza y el aprendizaje de los niños en un hospital de la ciudad de Parnaíba-PI. Esta investigación se basa en la siguiente teórico: Cunha (2001), Covic (2011), Matos y Mugiatti (2011), entre otros. La metodología utilizada para la investigación es del tipo cualitativo, y cómo los procedimientos de recopilación de datos utilizan la observación participante, entrevistas y cuestionarios. Los sujetos fueron dos pedagogos que trabajan en el hospital y llevar a cabo actividades importantes tanto en el juguete como en camas. Los resultados del estudio muestran que las prácticas pedagógicas desarrolladas por pedagogos, más allá de las paredes de la escuela y contribuyen a la educación de los niños hospitalizados y los jóvenes, colaborando con la autoestima de estos niños, así, lo que les permite regresar a sus estudios de una manera diferente que estimula el aprendizaje.

Palabras Clave: Hospital de la pedagogía. Pedagogo. La práctica docente.

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Biografia do Autor

Alanne Cruz Sousa

Professora da rede municipal de ensino na cidade de Parnaíba-PI.Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.Concluindo a Especialização em Gestão e Supervisão Escolar com Docência do Ensino Superior.

Damares Araujo Teles

Licenciada em Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. 

Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

SOUSA, Alanne Cruz; TELES, Damares Araujo; SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra.
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p. p.241–259, 9 Out 2017 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7725. Acesso em: 14 nov 2024.

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