Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n1p80-102Palavras-chave:
Prática Pedagógica. Alfabetização. Letramento. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
RESUMO
O presente artigo discute os resultados de uma pesquisa referente ao processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI, tendo como sujeito da pesquisa uma professora que atua nessa modalidade de ensino. Por isso o objetivo geral foi discutir os desafios e possibilidades na alfabetização de jovens e adultos. A pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Freire (2001), Pinto (1991), Portela (2009), Soares (1998); Tfouni (2002), entre outros. Optamos pela abordagem qualitativa e o estudo de caso, com base em André (2005), Bogdan e Biklen (1994).
Os resultados revelam que a prática pedagógica da professora tem contribuído eficazmente para alfabetizar e letrar os alunos. Por isso é preciso que o docente crie atividades que estimulem os discentes para que possam ler e produzir diferentes textos. Por conseguinte, concluímos
que o intuito da Educação de Jovens e Adultos é desenvolver no sujeito jovem ou adulto o senso crítico, a capacidade de ler o mundo, além das habilidades e competências técnicas necessárias a vida em sociedade, ou seja, colaborar na formação e emancipação humana.
Palavras-chave: Prática Pedagógica. Alfabetização. Letramento. Educação de Jovens e Adultos.
ABSTRACT
This article discusses the results of a survey concerning the acquisition of literacy and literacy in youth and adult education in a public school in the city of Parnaíba-PI, having as research subject a teacher who acts in this type of education. So the overall objective was to discuss the challenges and opportunities in literacy for youth and adults. The research was based on some authors such as Freire (2001), Pinto (1991), Portela (2009), Smith (1998); Tfouni (2002), among others. We chose the qualitative approach and case study, based on André (2005), Bogdan and
Biklen (1994). The results reveal that the teaching practice of the teacher has contributed effectively to literate students. So it is necessary that the teacher create activities that encourage the students so they can read and produce different texts. Therefore, we conclude that the Youth and Adult Education aim is to develop in youth or adult subject critical thinking, the ability to read the world and the skills and techniques necessary to live in society, or collaborate in training and human emancipation.
Keywords: Teaching Practice. Literacy.Youth and Adult Education.
RESUMEN
El presente artículo discute los resultados de una encuesta sobre el processo de alfabetización y letramento en la Educación de Jóvenes y Adultos en una escuela pública en la ciudad de Parnaíba-PI, teniendo como sujeto de la investigación una profesora que actúa en esta modalidade de enseñanza. Así el objetivo general fue discutir los desafíos y possibilidades en la alfabetización para jóvenes y adultos.
La investigación se basó en algunos autores como Freire 2001), Pinto (1991), Portela (2009), Smith (1998); Tfouni (2002), entre otros. Elegimos el enfoque cualitativo y el de estudio de caso, basado en André (2005), Bogdan y Biklen (1994). Los resultados revelan que la práctica pedagógica de la maestra ha contribuido eficazmente para alfabetizar y letrar los alunos. Por lo tanto, es necesario el professor crear actividades que favorezcan a los estudiantes para que puedan leer y producir textos diferentes. Por conseguiente, llegamos a la conclusión que la intención de la Educación de Jóvenes y Adultos es desarrollar en el sujeto joven o adulto el pensamiento crítico, la capacidad de ler el mundo, además de las habilidades y competencias técnicas necesarias para vivir en sociedad, o sea, colaborar en la formación y emancipación humana.
Palabras clave: Práctica Pedagógica. Alfabetización. Alfabetización. Educación de Jóvenes y Adultos.
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