Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os artigos deverão ser apresentados em formato papel A4 digitados com utilização de editores Word for Windows, com uso de fonte Aptos Narrow, corpo 12 para o texto com espaçamento de 1,5 cm; e 10 para o resumo, o abstract, fonte tamanho 11 para citações de mais de três linhas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas e 9 para notas de rodapé.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapassem 6MB).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • Documentos suplementares (insira os dados dos autores em outro arquivo.doc)

Diretrizes para Autores

Normas para publicação: instruções aos autores

A Revista Educação e Emancipação não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.

 

A Revista Educação e Emancipação (ISSN  Online 2358-4319), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA) é um periódico para publicação de artigos originais de autores brasileiros e estrangeiros que tratam de educação, oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos, resenhas e entrevistas. Tem como objetivo incentivar o debate e a produção científica e ainda propiciar o intercâmbio entre o PPGE e outras entidades e pessoas que atuam no campo da Educação e que possam contribuir para a ampliação do conhecimento no referido campo, fomentando a realização de novos estudos.

Esta revista tem periodicidade quadrimestral e os interessados em publicar trabalhos deverão         submeter         pelo         portal        de         periódicos                                         no endereço http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao, realizando cadastro  no site, por meio de login e senha, o que permitirá também acompanhar o processo  editorial do artigo. A última edição publicada no quadrimestre é um Dossiê Temático, oriundo de proposta de pesquisadores (no máximo quatro pesquisadores) apresentada para a Revista e avaliada pelo Comitê Executivo e Conselho Científico. Somente no dossiê tematico são admitidas a apresentação de resenhas (até duas por dossiê), relativas à temática, bem como entrevista com pesquisador/a estudioso/a da temática proposta no dossiê.

O prazo máximo para a análise das submissões será de até seis meses, podendo variar conforme devolutiva dos pareceristas. Ao submeter o artigo à revista, o autor compromete-se a não submetê-lo a nenhum outro veículo de publicação durante o período destinado à avaliação do artigo.

No processo de submissão do artigo é obrigatorio registrar todos os autores na plataforma da revista com seus metadados completos (nome, endereço de e-mail, país, ORCID, vinculo institucional e mini biografia).

O arquivo do artigo não deve conter os dados de identificação dos autores. Essas informações devem ser incluídas em documentos suplementares, como um arquivo separado, e também precisam ser preenchidas nos metadados durante o processo de cadastro de autoria.

Um autor só poderá submeter um novo trabalho após decorrido um período mínimo de um ano entre uma publicação e outra.

As orientações a seguir são destinadas a organização dos artigos, ensaios e resenhas :

  1. Os trabalhos poderão ter, no máximo, três (3) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas. O autor principal deve ter no mínimo o título de mestre.
  2. Os trabalhos poderão ser redigidos em português ou espanhol, acompanhados do resumo em português, inglês e espanhol e deverão ser apresentados em formato papel tamanho A4 digitados com utilização de editores Word for Windows, com uso de fonte: Aptos Narrow, tamanho 12 para o texto e 10 para resumos (em português, inglês e espanhol), fonte tamanho 11 para citações de mais de três linhas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas e 9 para notas de rodapé.
  3. Espaçamento justificado e entre linhas de 1,5 cm (um e meio) para o texto, com exceção para as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências e o resumo (em português, inglês e espanhol) que devem ser digitados em espaço
  4. As margens esquerda e superior devem ter 3 cm; inferior 2 cm; direita com 2
  5. O recuo deve ser de 1,25 cm da margem esquerda para parágrafos e 4 cm para citações de mais de três linhas.
  6. Os trabalhos deverão conter entre 15 e 20 laudas, incluindo referências, tabelas, gráficos, ilustrações e notas, quando houver. Caso existam tabelas, gráficos e ilustrações, estas devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, obedecendo à especificidade de cada um. A identificação da tabela deverá ser feita acima desta e precedida da palavra Tabela, com a numeração correspondente. As ilustrações (quadros, fotos, organogramas, outros) devem ter sua identificação apresentada acima destes, com o título antecedido da palavra indicativa do tipo de ilustração. Em caso de tabelas e/ou ilustrações reproduzidas de alguma obra deverão conter a fonte, indicada abaixo destas.

A resenha deverá conter  entre 5 e 8 laudas.

  1. Para garantir o anonimato no processo de avaliação, os artigos deverão ser apresentados da seguinte forma: constar em documentos suplementares as informações do(s) autor(es), a saber: o  título do artigo, nome completo por extenso de todos os autores, última/maior titulação, vinculo institucional (atividade exercida e  instituição onde trabalha), grupo de pesquisa(caso pertença a algum), Lattes e ORCID iD do autor, email, te
  2. O artigo, ensaio e resenha deverão ser submetidos no Template (contém elementos para a estrutura do texto) adotado pela Revista, para facilitar o processo de editoração do artigo, logo os textos que não forem apresentados nesse formato serão automaticamente arquivados. O template consta no site da revista.

O artigo deve conter o título do trabalho em português, inglês e espanhol antes dos resumos respectivamente, com as iniciais em caixa alta negrito, centralizado, acompanhado do subtítulo, se for o caso, em caixa baixa sem negrito, seguido dos Resumos (em português, inglês e espanhol) de 100 até 250 palavras, acompanhados de palavras-chave, no máximo três, que identifiquem o conteúdo do trabalho, espaço simples e sem parágrafos.

 O corpo do trabalho deverá começar com a INTRODUÇÃO, a qual deve apontar o

propósito do estudo, a metodologia utilizada, se for o caso. Em seguida, deverão ser trabalhadas

as demais seções que constituem o desenvolvimento do trabalho, tendo como último item a CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS,  alinhadas à margem esquerda.

Os títulos das seções primárias deverão vir em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias deverão estar em letras minúsculas e também em negrito; os títulos das demais seções deverão vir em minúsculas e sem negrito.

Os trabalhos  deverão passar por cuidadosa revisão da parte gramatical, bem como do abstract e resumem, realizada por profissional especializado, antes da sua submissão à Revista Educação e Emancipação e na sua versão final (após aceite),  apresentar declaração dos revisores, contendo seus dados profissionais.

Quanto aos cuidados com  a utilização de  referências o sistema de chamada deverá ser o autor-data, devendo-se no texto indicar junto a cada citação, direta ou indireta, o sobrenome de cada autor pessoal ou nome de entidade responsável, seguido do ano da publicação do documento e da(s) página(s) da citação, separados entre si, por vírgula, podendo estar tudo entre parênteses ou o sobrenome do autor estar fora deles. Neste último caso, o sobrenome do autor deverá estar só com a inicial em letras maiúsculas e quando estiver dentro dos parênteses deverá estar em caixa alta. Tratando-se de dois autores, quando fora dos parênteses, deverão ser ligados pela conjunção “e”, mas estando dentro dos parênteses serão separados entre si, por ponto e vírgula, como na referência. Quando houver três autores, é semelhante. No caso de mais de três, fora dos parênteses, deverá colocar-se o sobrenome do 1º, seguido da expressão “e outros”. Estando dentro dos parênteses, dever-se-á, após o sobrenome do 1º, utilizar-se a expressão latina “et al.”.

As referências, ao final, deverão ser elaboradas em conformidade com o disposto na versão atualizada da NBR da ABNT em vigor. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.

Exemplos de Citações no texto:

Citação direta curta:

  1. a chamada “[...] pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular” (Lopes, 2000, 225).
  2. Derrida (1967, 293) menciona que “[...] apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]”.
  3. Longarezi e Puentes (2011, p. 168) explicam que, no campo disciplinar, “[...] enquadraram-se os trabalhos que abordam e discutem questões relativas ao desenvolvimento da Didática enquanto disciplina acadêmica, ou seja, relativas ao seu ensino”.
  4. “[...] para o exercício de profissões, ou capacitação de indivíduos para a ocupação de postos de trabalho, devidamente caracterizados, e o enfrentamento das disputas acirradas que a competitividade engendra em todos os níveis — dos indivíduos, das empresas e das nações” (Dias Sobrinho, 2002, 15 apud Silva et al., 2007, p. 5).

Citação direta longa (recuar a 4 cm da margem esquerda):

Eles possuem uma formação que consiga valorizar e tornar essas orientações possíveis? Este é um enorme problema presente nos cursos de licenciatura, uma vez que grande parte de seus docentes são bacharéis com poucos conhecimentos pedagógicos, que não possuem nenhuma proximidade com a realidade da educação básica. Quando se trata da vivencia e/ou experiência educacional envolvendo pessoas com deficiência, essas questões se intensificam ainda mais. Há a necessidade de se preocupar com a formação dos formadores. Estes profissionais precisam ampliar sua formação pedagógica para conseguir aliar a pesquisa à prática educativa, que, como tal, é relativa ao ensino e à aprendizagem (Silva, 2008, p. 245).

 Citação indireta:

  1. a) Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem

As referências, ao final, deverão ser elaboradas de conformidade com disposto na versão atualizada da NBR da ABNT em vigor. Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.

Exemplos de Referências conforme a NBR da ABNT em vigor:

Livro com um autor:

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

Livro com até três autores:

PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática. São Paulo: Scipione, 1995. 136 p.

Livro com mais de três autores:

EGGERT, E. et al. Trajetórias e processos de ensinar e de aprender. Porto Alegre: Edipucrs, 2008.

Livro em formato eletrônico:

LOPES, Vieira Marta. O meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2000. v. 4. Disponível em: http://www.saraivaonline.com.br. Acesso em: 23 fev. 2023.

Capítulo de livro:

BORÓN, A. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: SADER, E.; GENTILI, P. (org.). Pós-Neoliberalimo: as políticas sociais e o Estado democrático. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. cap. 12, p. 63-118.

Artigo de periódico:

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

Artigo de periódico em formato eletrônico:

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087- 1115, out./dez. 2005. Edição especial. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 11 nov. 2023.

Decretos, Leis:

BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, p. 3-4, jan./mar. 1943. Suplemento.

BRASIL. Lei nº 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999.

Dissertações e Teses:

OLIVEIRA, Kelly Almeida de. A construção cultural da identidade do/a pedagogo/a pelo currículo. 2011. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.

  • Trabalho publicado em Congresso Científico:

SGUAREZI, N. O. As abordagens da didática nos cursos de formação de professores: o caso da Universidade Federal de Mato Grosso. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 27-39.

  1. l) Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico

- Com indicação de autoria

HOSHINO, Camilla. Qual é o papel do ensino religioso na formação das crianças?. In: Lunetas. São Paulo, 29 nov. 2022. Disponível em: https://lunetas.com.br/ensino-religioso/. Acesso em: 14 nov. 2023.

- Sem indicação de autoria

EDUCAÇÃO inclusiva: o que é, benefícios e como colocar em prática. In: Blog Plurall. São Paulo, [2023?]. Disponível em:   https://blog.plurall.net/posts/educacao-inclusiva-o-que-e. Acesso em: 20 nov. 2023.

O QUE é educação inclusiva? In: Diversa. São Paulo, c2022. Disponível em: https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/o-que-e-educacao-inclusiva/. Acesso em: 12 nov. 2023.

 

CRITÉRIOS PARA ACEITAÇÃO DE TRABALHOS

Todos os trabalhos submetidos a este veículo de publicação serão avaliados, no mérito cientifico, por membros do conselho científico e por consultores ad hoc, sendo considerados os seguintes critérios:

  1. Pertinência do trabalho em relação ao campo da educação;
  2. Quanto à qualidade linguística: clareza e correção na comunicação;
  3. Quanto ao conteúdo: fundamentação teórica consistente, originalidade e contribuição para a produção do conhecimento no campo da Educação;
  4. Quanto à estrutura: resumo e palavras- chave, abstract e keywords, resumén e palabras-clave, introdução, desenvolvimento e conclusão.
  5. Quanto à apresentação: obediência às normas aqui especificadas para apresentação do

Cabe ao Conselho Científico condicionar a aprovação dos trabalhos apresentados para  publicação a modificações especificadas em pareceres emitidos por estes.

Emitidos os pareceres pelo Conselho, em seguida, serão encaminhados para que os autores tomem conhecimento.

O trabalho aceito para publicação será comunicado para o autor e na sua versão final  deverá encaminhar Declaração de Transferência de Direitos Autorais disponível no site da Revista Educação e Emancipação, não sendo permitido publicá-lo em outro veículo. Deverá também encaminhar  declaração dos revisores de gramática, dos resumos (abstract e resumem).    

Não será oferecida qualquer remuneração para os autores dos artigos.

Os trabalhos submetidos para a publicação, quando não aceitos, ficarão à disposição dos autores.

 

Para contatos e informações:

Editora: Lélia Cristina Silveira de Moraes

E-mail: revistaeduc.emancipacao@ufma.br 

Tel.: (98) 3272-8689

 

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