Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p265-287Palavras-chave:
Currículo, Escola secundária, NTPPSResumo
As reflexões aqui marcadas surgem a partir das experiências vividas nos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Sociologia, realizados em escolas de ensino secundário de tempo integral em municípios do Maciço do Baturité, cujos projetos pedagógicos contemplam o currículo integrado. O artigo tem como objetivo analisar a efetivação da componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo da escola, a partir das percepções dos professores. O embasamento teórico retoma a discussão sobre o entendimento do conceito de currículo através de autores como Silva (2010), Macedo (2007) e Moreira et al. (2012), que consideram o currículo como construção histórica e defendem o modelo de educação pautada nos preceitos democráticos. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumento de coleta de dados questionários aplicados aos professores da escola. Os resultados apontam que um currículo guiado pela democracia e liberdade não só emancipa a pessoa, mas também traz as melhores formas para a aprendizagem. O NTPPS na sua atuação com as novas práticas escolares, de formação integral, tem essa intencionalidade. De certa forma, as disputas políticas marcadas nesse campo, muitas vezes, condicionam a aplicação de um currículo construído de forma centralizada, mas que possibilita considerações/transformações a partir da instituição escolar.
Palavras-chave: Currículo. Escola secundária. NTPPS.
NTPPS in the curriculum of integral time average education: an analysis from the perception of the teachers of a school in the municipality of Redenção/CE
ABSTRACT
The reflections we have here emerge from the experiences of the supervised stages of the degree course in Sociology, held in full-time secondary schools in the municipalities of the Baturité Massif, whose pedagogical project contemplates the integrated curriculum. The article aims to analyze the effectiveness of the Core Work, Research and Social Practices (NTPPS) curricular component in the school curriculum based on the teachers’ perceptions. The theoretical background retakes the discussion about the understanding of the concept of curriculum through authors like Silva (2010); Macedo (2007); and Moreira et al. (2012), in the understanding of the curriculum as historical construction and in the perspective of defending the model of education based on democratic precepts. The research of qualitative character had as instrument of data collection questionnaires, applied to the teachers of the school. The results indicate that a curriculum cataloged in democracy and freedom not only emancipates the person, but also, it brings the best forms for learning, especially NTPPS in its action with the new practices in schools. In a way, the political disputes marked in this field often condition the application of a curriculum based on the cultures of the communities in which the school institution is inserted.
Keywords: Curriculum. High school. NTPPS.
NTPPS en el currículo de la enseñanza medio de tiempo integral: un análisis a partir de la percepción de los profesores de una escuela del municipio de Redención / CE
RESUMEN
Las reflexiones aquí marcadas surgen a partir de las experiencias vividas en las etapas supervisadas del curso de Licenciatura en Sociología, realizadas en escuelas de enseñanza media de tiempo completo en municipios del Macizo del Baturité, cuyos proyectos pedagógicos contemplan el currículo integrado. El artículo tiene como objetivo analizar la efectividad del componente curricular Núcleo de Trabajo, Investigación y Prácticas Sociales (NTPPS) en el currículo de la escuela a partir de las percepciones de los profesores. La base teórica retoma la discusión sobre el entendimiento del concepto de currículo a través de autores como Silva (2010); Macedo (2007); y, Moreira et al. (2012), en la comprensión del currículo como construcción histórica y en la perspectiva de la defensa del modelo de la educación pautada en los preceptos democráticos. La investigación de carácter cualitativo tuvo como instrumento de recolección de datos cuestionarios, aplicados a los profesores de la escuela. Los resultados apuntan que un currículo pautado en la democracia y la libertad no sólo emancipa a la persona, sino que también trae las mejores formas para el aprendizaje. El NTPPS en su actuación con las nuevas prácticas escolares, de formación integral, tiene esa intencionalidad. En cierta forma, las disputas políticas marcadas en este campo, muchas veces condicionan la aplicación de un currículo construido de forma centralizada, pero que posibilita consideraciones / transformaciones a partir de la institución escolar.
Palabras clave: Currículo. Escuela secundaria. NTPPS.
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