v. 16, n. 1, jan./abr. 2023

Imagem de Capa da Edição Número 1 de 2023
Publicado: 2023-05-06

Editorial

Artigos

  • O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil

    Mariana Martins Lemes, Allan de Moura Assis
    15-44
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.1
  • Professores readaptados do município de Mossoró/RN reflexões sobre o mal-estar docente

    Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Maria Jarleide da Silva, Francisca Leidiana de Souza
    45-73
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.2
  • A educação depois da pandemia ideologia neoliberal, formação para mercado precarizado e desigualdade social

    João Lorandi Demarchi
    74-98
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.3
  • Escola e prática pedagógica representações sociais de estudantes de ensino médio

    Laêda Bezerra Machado, Wilma Nayra Santos Severo
    99-123
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.4
  • Reformas no ensino médio no Brasil o chão da escola em areia movediça

    Raimundo Clecionaldo Vasconcelos Neves, Anselmo Alencar Colares
    124-153
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.5
  • Educação e Política sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo

    Francisco André Silva Martins
    154-178
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.6
  • FORMAIC e suas contribuições educacionais

    Pedro Demo, Renan Antônio da Silva
    179-196
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.7
  • A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior

    Jéssica De Marco, Chanauana de Azevedo Canci, Valesca Brasil Costa
    197-221
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.8
  • Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal

    Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Maria José Pires Barros Cardozo
    222-250
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.9
  • Práticas pedagógicas no 3º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-cultural desafios e possibilidades

    Eliéte Zanelato, Joice Kely Ribeiro Ferreira, Josué José de Carvalho Filho
    251-271
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.10
  • Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde e Escola possibilidades e desafios das práticas pedagógicas

    Luiza Ferreira Rezende de Medeiros, Edinalva Barbosa Queiroz
    272-291
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.11
  • Mapeamento da produção acadêmica científica brasileira sobre “afetividade na educação a distância”

    Jovanka Mariana de Genova Ferreira, Marili Moreira da Silva Vieira
    292-316
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.12
  • Trajetórias de diretoras de grupos escolares do Maranhão

    Maria das Dores Cardoso Frazão
    317-343
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.13
  • (De)Formação humana a partir da música análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana

    Cristiano Aparecido da Costa, Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Apolo de Souza Sá
    344-365
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.14
  • Um nó de memórias reflexões e potências a partir de rememorações da Escuela Célestin Freinet de La Pintana

    Juan David Miranda González, Ian Gabriel Couto Schlindwein, Lucas Polli Bueno
    366-391
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.15
  • A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação

    Carla Cristina Dutra Búrigo, Janes Teresinha Fraga Siqueira, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves
    392-413
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.16
  • Questões de gênero em movimento na educação física escolar tensionamentos e reflexões na perspectiva inclusiva

    Michele Pereira de Souza da Fonseca, Luiza Fagundes Cardozo, Victor Barreto Gonçalves de Oliveira
    414-439
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.17
  • Estratégias de validação da veracidade de vídeos do YouTube que estudantes utilizam para estudar

    Lúcio França Teles, Estevon Nagumo
    440-464
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.18
  • Indicadores de qualidade na educação superior brasileira uma análise do ENADE nos cursos EAD/UFPI

    Marcus Vinícius de Sousa Lopes, Jairo de Carvalho Guimarães
    465-492
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.19
  • A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil

    Stephany de Souza Pereira, Simone Regina Manosso Cartaxo
    493-525
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.20

Edição Completa