Questões de gênero em movimento na educação física escolar

tensionamentos e reflexões na perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.17

Palavras-chave:

gênero, educação física escolar, inclusão

Resumo

O conceito de inclusão em educação de caráter amplo, processual, infindável, dinâmico e dialético, considera todas as diferenças humanas, valoriza as singularidades e abrange o olhar para todas as pessoas. A materialização dos conflitos e tensionamentos envolvendo as questões de gênero no ambiente escolar, se apresentam na dialeticidade inclusão/exclusão e se manifestam nas aulas de Educação Física. O presente estudo tem como objetivo discutir e problematizar os processos de inclusão/exclusão envolvendo questões específicas de gênero, que emergiram em situações nas aulas de Educação Física escolar, retratando distintas realidades e experiências. O artigo se respalda metodologicamente na pesquisa-ação como uma forma de pesquisa participativa e se apresenta de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada em duas escolas, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observação e diário de campo, cujo foco da análise foi direcionado para o Ensino Fundamental I. As situações analisadas e discutidas, evidenciaram a presença das questões de gênero de forma latente nas aulas de Educação Física, ao mesmo passo que sinalizam a urgência em problematizar e colocar em pauta tais questões na escola. Destacamos a potencialidade da coeducação, na qual meninas e meninos aprendem juntos, não apenas compartilhando o mesmo ambiente, mas através de trocas de experiências significativas potencializadas pelas diferenças. Sendo assim, propondo uma ação democrática que contribua para a formação cidadã, se torna fundamental ter um olhar atento e acolhedor que reconheça, respeite e valorize todas/os as/os estudantes na luta por uma educação gratuita, autônoma, de qualidade, crítica e participativa.

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Biografia do Autor

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

Luiza Fagundes Cardozo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Educação Física pela UFRJ.

Victor Barreto Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialista em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ). Licenciado em Educação Física pela UFRJ.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

FONSECA, Michele Pereira de Souza da; CARDOZO, Luiza Fagundes; OLIVEIRA, Victor Barreto Gonçalves de.
Questões de gênero em movimento na educação física escolar: tensionamentos e reflexões na perspectiva inclusiva
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 414–439, 6 Mai 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17954. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

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Artigos